01_GUGA_JEAN_PartidaCompleta_V2 (0-00-15-32)

Globo usa IA da Nvidia para desenvolver cenários virtuais

Visual dos programas dos canais da emissora tem sido remodelados com uso de Virtualcast

por Matheus Fiore

A Globo está sempre trabalhando na modernização de seu estúdio, e isso passa diretamente pelo desenvolvimento de novos cenários para os programas. Por isso, a empresa está utilizando a tecnologia da Nvidia Enterprise para desenvolver um sistema de cenografia virtual com visual fotorrealista e interativo.

Nomeado de Virtualcast, o projeto utiliza inteligência artificial e começou com o programa “Futebol de Casa”, transmitido pelo canal SporTV. O conteúdo consiste em partidas de futebol virtuais disputadas por jogadores profissionais dos times brasileiros, com narração de Everaldo Marques. O Virtualcast permitiu que o programa tivesse gráficos de realidade virtual realista, com sistema que faz integração dos jogos eletrônicos, visualização e análise de dados e estatísticas das partidas em tempo real.

O uso dessa tecnologia nos permitiu produzir conteúdo explorando uma linguagem inovadora. Além disso, pudemos simplificar os processos e trazer resultados cheios de efeitos gráficos e informação Near Live ou mesmo ao vivo. Até a forma de desenvolver o projeto foi muito especial, pois envolveu diversas áreas da empresa trabalhando remota e colaborativamente com respostas rápidas sem precedentes”, explica Paulo Henrique Castro, diretor do Mediatech Lab da Globo.

Além da inteligência artificial, o projeto também faz uso de criação em 3D em tempo real, além de ter a Unreal Engine (muito popular no mundo dos games) e as GPUs da Nvidia Quadro P6000, Quadro K6000 e RTX 6000. A Nvidia, vale notar, tem sido uma das gigantes do mercado que mais tem trabalhado com inteligência artificial para trazer inovações. Em junho de 2018, por exemplo, a empresa fez uso de IA para criar slow-motion.

Compartilhe: