iacaob9

Nova inteligência artificial adestra e premia cachorros obedientes com biscoitinhos

Sistema tem 92% de precisão e pode ser usado para acelerar adestramento de animais

por Matheus Fiore

Em breve você poderá utilizar inteligência artificial para adestrar seu cachorro. Um grupo de cientistas da Universidade de Colorado estão desenvolvendo um sistema de inteligência artificial que detecta quando um cachorro está sentado, de pé ou deitado. O projeto ainda visa ter um mecanismo que premie o seu cachorro caso ele obedeça seus comandos, liberando um biscoito preso em um recipiente de metal.

A ferramenta é bem pequena, e possui, além do recipiente para o armazenamento do biscoito, uma câmera que será utilizada para detectar e estudar o cachorro. Os testes realizados alcançaram 92% de precisão, segundo o estudo publicado na Stock and Cavey.

Segundo os pesquisadores, o sistema poderia ser usado por treinadores e donos de cachorros para ajudar no adestramento de uma forma que você possa até mesmo treinar seu cão à distância. A máquina poderia automaticamente ensinar os gestos para o animal e premia-lo com o biscoito caso ele execute corretamente as atividades.

O sistema apresentado no vídeo fez uso de mais de 20 mil imagens de cães em várias posições para construir um banco de dados robusto o suficiente para que os registros da câmera possam compreender as diferentes angulações e posições dos animais. Usando uma câmera, o sistema foi capaz de analisar o posicionamento do cachorro que participou do experimento em menos de um segundo.

Compartilhe: