xiaomib9

Xiaomi trabalha em veículo elétrico para rivalizar com o Apple Car

Projeto batizado de Mi Car é capitaneado pelo próprio CEO da empresa chinesa, Lei Jun

por Matheus Fiore

Apple e Xiaomi estão há anos em uma boa disputa por inovações no mercado de smartphones. Ambas as empresas, porém, também querem expandir seus negócios, o que levou a empresa americana a começar a desenvolver o Apple Car. Agora, a gigante chinesa começa a planejar seu próprio veículo elétrico, o Mi Car.

Segundo o LatePost, o projeto será capitaneado pelo próprio CEO da Xiaomi, Lei Jun. Como lembra o Business Insider, em 2013 Jun visitou Elon Musk para conhecer de perto o funcionamento da Tesla, que hoje é referência mundial no mercado de carros elétricos. A Xiaomi, vale lembrar, já lançou um veículo anteriormente, mas só agora a empresa vai investir no mercado elétrico.

É importante lembrar ainda que a China é o país com maior mercado de veículos elétricos do mundo, disputado por diversas marcas, o que sinaliza que há um bom público consumidor para se explorar dentro de casa antes de pensar em expandir para o resto do mundo. Hoje, 1,75% do mercado automobilístico chinês representa os carros elétricos, o que mostra como ainda há muito a se explorar no nicho.

Ainda não há nenhuma informação sobre como a Xiaomi investirá no veículo: se vai trabalhar em parceria com montadoras ou se vai começar seu projeto do zero. Até que isso seja definido, não podemos esperar nem mesmo por imagens conceituais do veículo. A ideia, todavia, mostra como, assim como a Apple, a Xiaomi não quer de forma alguma ser apenas uma empresa de smartphones, e sim de tecnologia em geral.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link