fbpx
cover-tiktok2

TikTok ganha conselho de segurança no Brasil

Formado por seis especialistas em áreas dos direitos humanos e da tecnologia, grupo vai se reunir trimestralmente com a empresa para discutir questões de moderação e segurança do usuário

por Pedro Strazza

O TikTok anunciou nesta terça (2) a criação de um Conselho Consultivo de Segurança no Brasil, numa ação que repete estratégias da rede social em outros países ao redor do globo desde março do ano passado. De acordo com a companhia, o comitê formado atuará na atualização constante das políticas de conteúdo da plataforma, além de analisar diversos dos problemas enfrentados pelo aplicativo.

No caso brasileiro, o time escolhido pelo TikTok inclui Yasodara Cordova, bolsista da Fundação MC/MPA Ford na Universidade de Harvard; Fabricio Benvenuto, professor associado do Departamento de Ciência da Computação na UFMG; Nina da Hora, cientista da computação pela PUC-Rio; Carlos Affonso Souza, diretor do ITS Rio e professor de direito da UERJ e da PUC-Rio; Mariana Valente, diretora do InternetLab; e Thiago Amparo, professor da FGV.

No anúncio, o TikTok confirma que o grupo se reunirá trimestralmente com lideranças regionais da empresa para a discussões de questões críticas como segurança online e infantil, alfabetização digital, saúde mental e direitos humanos, preparando um relatório de observações com recomendações formais em tornos dos temas. Diretor sênior de confiança e segurança no continente, Jeff Collins escreve que o grupo vai contribuir “com conhecimentos sobre diferentes assuntos, nos aconselhando sobre nossas políticas e práticas de moderação de conteúdo”, além de apoiar a rede social “no desenvolvimento de políticas prospectivas que abordem os desafios que enfrentamos hoje”.

“Essas iniciativas nos ajudam a navegar em temas desafiadores, seja desinformação relacionada às eleições, discurso de ódio, ou bullying, e a desenvolver abordagens e soluções pioneiras no setor.” comenta ainda o executivo no anúncio.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link