bill-gates

Bill Gates e Robert Downey Jr. investem em startup que desenvolve motores elétricos mais sustentáveis

Startup parte da ideia que motores elétricos são onipresentes no mundo, mas ainda operam da mesma maneira desde o século XIX: consumindo muita energia

por Soraia Alves

Procurando por negócios que estejam desenvolvendo alternativas para colaborar com a redução da crise climática mundial, Bill Gates e Robert Downey Jr. se juntaram a investidores como a Amazon e o ex-CEO da Nest e inventor do iPod, Tony Fadell, para aplicar uma boa quantia em dinheiro na Turntide Technologies, startup que desenvolve motores elétricos mais sustentáveis.

Segundo o Bloomberg, a startup parte da ideia que os motores elétricos são uma tecnologia onipresente no mundo, ainda que operem basicamente da mesma maneira desde o século XIX: consumindo muita energia. Assim, encontrar alternativas mais sustentáveis para esses motores ajudaria a diminuir as emissões de gases poluentes.

A inovação da Turntide é um motor controlado por software, que usa pulsos precisos de energia em vez de um fluxo constante de eletricidade. Segundo o CEO e presidente da empresa, Ryan Morris: “Em um motor convencional, você está continuamente conduzindo a corrente para o motor, seja qual for a velocidade que deseja executar. O que fazemos é pulsar em quantidades precisas de corrente apenas nos momentos em que você precisa.”

Com essa proposta, a Turntide Technologies recebeu mais de US$ 80 milhões em uma recente rodada de investimentos. Robert Downey Jr. fez o investimento através de sua empresa Footprint Coalition, enquanto Bill Gates o fez através da Breakthrough Energy.

“A tecnologia e a abordagem da Turntide para restaurar nosso planeta reduzirão diretamente o consumo de energia”, disse Steve Levin, cofundador (junto com Downey Jr.) da FootPrint Coalition.

O CEO da Turntide estima que a tecnologia seja aplicável a 95% dos locais onde os motores elétricos são usados ​​hoje, mas o foco inicial será em edifícios, que terão maiores impactos imediatos no uso de energia.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link