zapb9 Imagem: Divulgação/WhatsApp

Banco Central autoriza e WhatsApp poderá ter pagamentos e transferências

Bandeiras Visa e MasterCard poderão ser utilizados nas transações entre as contas dos clientes

por Matheus Fiore

O Banco Central autorizou que o WhatsApp seja utilizado para a realização de pagamentos e transferências bancárias. Como noticiou o G1, a empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como um “iniciador de pagamentos”.

Além disso, Visa e Mastercard também receberam sinal verde para “arranjos de pagamento” abertos, como transferências, depósitos, pré-pago e doméstico. Nisso, os dois serviços também poderão ser utilizados pelo WhatsApp, que é o mais popular aplicativo de conversas do mercado e, vale lembrar, pertence ao Facebook Group – assim como o Instagram.

Com a novidade, o WhatsApp poderá iniciar transações entre as contas dos clientes que façam uso das instituições financeiras nas quais são correntistas. Para acessar o serviço, você precisará apenas utilizar como credencial no app o número de seu cartão de débito ou pré-pago de bandeiras Visa ou MasterCard.

Para que a funcionalidade seja implementada, falta apenas que o próprio WhatsApp ofereça o recurso em seu app. A tarifa cobrada em cada transação será definida pelo próprio aplicativo. O Banco Central comentou o anúncio: “O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.

Agora, além do PIX, o WhatsApp também será uma importante ferramenta para facilitar transferências e pagamentos de forma simplificada. Por outro lado, a possibilidade de realizar pagamentos pelo app de mensagens também levanta uma preocupação: as constantes tentativas de golpes aplicadas via WhatsApp.

Compartilhe: