Projeto de lei na França quer diminuir voos domésticos para reduzir emissões de carbono
Imagem: Reprodução

Projeto de lei na França quer diminuir voos domésticos para reduzir emissões de carbono

Proposta contempla voos em rotas que poderiam ser feitas em uma viagem de trem em menos de duas horas e meia

por Soraia Alves

Seguindo a linha de projetos de lei que visam contribuir para a diminuição do impacto da sociedade no planeta, legisladores na França votaram pela diminuição de voos domésticos no país. Segundo a Reuters, a proposta contempla voos em rotas que poderiam ser feitas em uma viagem de trem em menos de duas horas e meia.

A votação do projeto aconteceu no último sábado, 10/04, e faz parte de um projeto de lei climático francês mais amplo, que visa reduzir as emissões de carbono em 40% durante a próxima década.

Essa não é a primeira vez que a França mira no transporte aéreo para beneficiar o meio ambiente. Em 2019, o país passou a aplicar um imposto sobre empresas aéreas, cujo valor arrecadado vai para iniciativas de controle da emissão de CO².

Na semana passada, o governo francês também disse que contribuiria com 4 bilhões de euros para recapitalizar a companhia aérea Air France-KLM. A empresa avisou que espera um prejuízo operacional de 1,3 bilhão de euros ao divulgar seus ganhos do primeiro trimestre. Os números são resultados do impacto da pandemia do Covid-19, que levou a uma redução significativa das viagens globais no ano passado. Segundo projeções da McKinsey & Co., a indústria aérea continuará a sentir os efeitos da pandemia por vários anos, uma vez que o tráfego aéreo não voltará aos níveis de 2019 até 2024.

O projeto de lei francês para o corte de parte dos voos domésticos ainda precisa passar por votação no Senado.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link