topepisodesspotify Imagem: Reprodução / Spotify

Seção de podcasts populares do Spotify ganha ranking de episódios mais ouvidos

Página também ganhou site próprio e vai começar a contar o número de seguidores na métrica

por Pedro Strazza

O Spotify desde julho do ano passado mantém em seu aplicativo uma seção de mais ouvidos e populares para os podcasts disponíveis em sua plataforma, uma ferramenta que não só é divertida como pode ser bastante útil para saber o que anda bombando no streaming de áudio. É exatamente a praticidade para o mercado que leva a companhia a agora não apenas atualizar como expandir a seção, que enfim ganhou um site próprio para desktop.

A expansão aconteceu nesta quarta (14) para o mercado norte-americano e além da plataforma própria (que você pode conferir aqui) ela também inclui agora uma seção dedicada aos episódios mais ouvidos. A mudança ainda deve ganhar no futuro números precisos de audiência dos programas, permitindo assim que criadores de conteúdo tenham uma visão mais ampla do que anda fazendo sucesso no Spotify – incluindo episódios que vão bem acima do desempenho médio do podcast.

O site tem o mesmo objetivo, vale acrescentar, embora isso se traduza na questão de acesso. Se antes só dava pra conferir os rankings pelo app para celular, agora a plataforma permite as listas sejam acessadas a qualquer momento, em qualquer lugar.

A última novidade na área é que agora os rankings também levam em conta o número de seguidores dos podcasts, um valor que deve mexer bastante nas colocações. De acordo o Spotify, a nova métrica permite “uma ascensão rápida mais realista de novos programas que furam a bolha do meio”.

Ainda não se sabe quando essas mudanças serão instituídas em outros mercados fora dos EUA, incluindo no Brasil.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link