facebook-leitura
Imagem: Reprodução/Facebook

Facebook passa a pedir que usuários leiam notícias antes de compartilhar

Recurso é igual ao que o Twitter aplicou em sua plataforma antes da eleição para presidente nos Estados Unidos em 2020

por Soraia Alves

A fim de reduzir a disseminação de fake news em sua plataforma, o Facebook está testando uma nova ferramenta que leva os usuários a ler, de fato, uma notícia antes de compartilhá-la na rede social. Segundo a plataforma, a partir de segunda-feira, 10/05, ela está testando “uma maneira de promover o compartilhamento mais informado de notícias. Se você for compartilhar o link de um artigo de notícias que não abriu, mostraremos um aviso incentivando você a abri-lo e lê-lo antes de compartilhá-lo com outras pessoas.”

O recurso é igual ao que o Twitter aplicou em sua plataforma antes da eleição para presidente dos EUA em 2020, e que pergunta aos usuários se eles leram um artigo antes de compartilhá-lo. Segundo o Twitter, o número total de pessoas abrindo artigos antes de retweetar aumentou 33% por causa da ferramenta.

A medida também vem como parte dos esforços do Facebook para frear o crescimento do extremismo dentro da plataforma, especialmente depois da invasão ao Capitólio como consequência dos compartilhamentos realizados por Donald Trump na época.

Embora tenha anunciado o teste, o Facebook ainda não informou quando a ferramenta será disponibilizada para o público geral.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link