199828908_820638162189068_958601961387623928_n
Imagem: Divulgação

Facebook cria “deepfake de tipografia” para traduzir textos em fotos

TextStyleBrush precisa de apenas uma ou duas letras para identificar e replicar qualquer tipo de letra

por Matheus Fiore

O Facebook apresentou uma nova inteligência artificial capaz de traduzir textos em imagens. O TextStyleBrush é um projeto de pesquisa que identifica e replica uma tipografia em qualquer tipo de imagem, e precisa de apenas uma ou duas letras para conseguir fazer seu trabalho.

A empresa lançou um vídeo na própria rede social para mostrar como funciona a IA. Se destaca a capacidade do software de detectar nuances nos textos, incluindo defeitos de captura, ortografia ou má caligrafia. O principal uso da ferramenta será para traduzir textos em imagens para diversos idiomas. Isso poderia auxiliar, por exemplo, para uma postagem feita em um idioma com potencial para viralizar mundialmente alcançar outros públicos, já que cada pessoa veria o texto no seu idioma configurado na rede social.

Por motivos de segurança, o Facebook não deve compartilhar os métodos e capacidades do projeto para que outras empresas e até entusiastas possam trabalhar com a tecnologia. Segundo o Design Taxi, a companhia afirma que o intuito é desestimular que esse tipo de tecnologia seja usado para bullying ou ciberataques.

A preocupação com deepfakes é antiga, e não disponibilizar a ferramenta para terceiros trabalharem com sua tecnologia parece uma ideia lógica pelo histórico do Facebook. Em janeiro de 2020, a empresa chegou a proibir fotos e vídeos feitos com deepfake na rede social, a fim de evitar a criação de fake news no período eleitoral do ano passado.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link