Facebook proíbe fotos e vídeos deepfake de suas plataformas

Decisão vem pouco antes da próxima eleição presidencial dos Estados Unidos, que acontece ainda neste ano

por Soraia Alves

O Facebook anunciou uma mudança em sua política e agora passa a banir de todas as suas plataformas fotos e vídeos que foram manipulados, o chamado conteúdo e deepfake.

A mudança na política da empresa foi anunciada através de uma postagem em seu blog na noite de segunda-feira (06/01), e confirma a informação já dada anteriormente pelo The Washington Post. A decisão vem pouco antes da próxima eleição presidencial dos Estados Unidos, que acontece ainda neste ano.

Em seu post, o Facebook diz que vai remover os conteúdos editados cuja manipulação “não seja aparente para uma pessoa comum e provavelmente enganaria alguém”. A empresa ressalta, ainda, que tais conteúdos frequentemente são criados por inteligência artificial ou algoritmos de aprendizado de máquina.

Além da questão eleitoral, a mudança também ocorre antes da audiência da House Energy and Commerce sobre mídia manipulada, que acontece amanhã, 08/01. Na ocasião, Monika Bickert, vice-presidente de gerenciamento de políticas globais do Facebook, deve apresentar a mudança aos legisladores na audiência.

Compartilhe:
  • tags: