Escritório da Canon na China só permite que funcionários entrem depois que sorrirem pra câmera • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Escritório da Canon na China só permite que funcionários entrem depois que sorrirem pra câmera

Empresa quer garantir que trabalhadores estejam contentes a todo momento no trabalho

por Pedro Strazza
Capa - Escritório da Canon na China só permite que funcionários entrem depois que sorrirem pra câmera
Imagem: Canon Information Technologies

O Financial Times esta semana publicou uma reportagem detalhando como empresas chinesas tem utilizado a tecnologia por trás de inteligências artificiais para manter funcionários sob vigilância, e entre os exemplos citados a revista traz à tona uma prática um tanto distópica da parte da Canon no país. A companhia instalou câmeras na entrada do escritórios de sua subsidiária regional, a Canon Information Technology, que controlam a entrada apenas se os funcionários autorizados sorrirem para a câmera.

Se isso já não basta de problema ético, a motivação por trás do aparato movido a IA é pior ainda. De acordo com o FT, a ideia da subsidiária é garantir que os trabalhadores estejam felizes em todos os momentos do dia a dia operacional.

A prática é só uma cereja do bolo do tipo de prática que vem acontecendo na região, com empresas utilizando algoritmos para monitorar tópicos como o tipo de programas usados pelos funcionários e o tempo de almoço gasto diariamente afim de impulsionar a produtividade do trabalho. Como bem lembra o The Verge, essas práticas não se restringem ao território chinês, em especial com a Amazon continuamente apelando para ações do porte da autorização obrigatória de vigilância a entregadores e da “gamificação do trabalho”.

Da parte da Canon, a parte cruel é que a tecnologia de reconhecimento de sorrisos chegou a ser anunciada no ano passado, justamente como parte de um conjunto de ferramentas no gerenciamento do trabalho – e o fato de ter passado batida já diz muito sobre o estágio atual da relação humana com aparatos do tipo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro