Após comentários lgbtfóbicos, apresentador Sikêra Jr. faz RedeTV! perder patrocinadores e dinheiro • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Após comentários lgbtfóbicos, apresentador Sikêra Jr. faz RedeTV! perder patrocinadores e dinheiro

MRV, HapVida, Tim e Magazine Luiza desligaram patrocínios, ações de merchandisings e veiculação de campanhas nos espaços publicitários do programa televisivo

por Pedro Strazza
Capa - Após comentários lgbtfóbicos, apresentador Sikêra Jr. faz RedeTV! perder patrocinadores e dinheiro
Imagem: Reprodução

Durante apresentação do “Alerta Nacional” na última sexta-feira (25), o apresentador Sikêra Jr. teceu uma série de comentários lgbtfóbicos em torno de um comercial do Burger King para celebrar o mês do orgulho LGBTQIA+. Na ocasião, o ator e radialista da RedeTV! criticou a ação da rede de fast food acusando-a de utilizar crianças para “lacrar” e propagar “comunismo”, contribuindo assim para correntes de ódio movidas contra a peça publicitária em redes de extrema-direita.

“A criançada está sendo usada. Um povo lacrador que não convence mais os adultos e agora vão usar as crianças. É uma lição de comunismo: vamos atacar a base, a base familiar, é isso que eles querem. Nós não vamos deixar” chegou a dizer o apresentador durante o programa.

As falas de Sikêra Jr. naturalmente despertaram todo tipo de reação negativa nas redes sociais, em especial por acontecerem tão próximo ao Dia do Orgulho LGBTQIA+. Em virtude deste cenário, o grupo Sleeping Giants Brasil começou a movimentar em suas contas uma campanha de alerta para marcas que direta ou indiretamente patrocinam o “Alerta Nacional”, repetindo uma ação que já vem realizando desde maio do ano passado contra sites que propagam desinformação.

https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1409529130195038209

Considerando a ocasião do dia do orgulho, é natural que muitas empresas perceberam o absurdo em movimento no programa da emissora. De acordo com o Notícias da TV, desde o início da segunda as patrocinadoras e anunciantes MRV, Tim e HapVida desligaram oficialmente seus respectivos acordos com a RedeTV! e o “Alerta Nacional”, custando à companhia somas consideráveis de financiamento.

No caso da construtora pertencente a Rubens Menin, atual dono da CNN Brasil, a MRV escreveu em nota que “acredita na diversidade e não compactua com qualquer forma de preconceito” ao anunciar que o programa de Sikêra não faz parte de seu plano de mídia. A empresa veiculava com frequência anúncios no noticiário do apresentador. A Tim, que realizava acordo parecido, seguiu o mesmo caminho escrevendo que “não está ligada a movimentos, nem compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio” ao anunciar a suspensão da veiculação de seus serviços nos intervalos do programa.

Já a HapVida, empresa de saúde com atuação nas regiões Norte e Nordeste, escreve que desligou momentaneamente todos os seus investimentos em ações de merchandising no “Alerta Nacional” e afirma que não apoia “forma alguma de preconceito, seja social, de credo, raça, gênero ou orientação sexual”.

Por fim, o Magazine Luiza também divulgou o bloqueio da veiculação automática de seus anúncios nos vídeos veiculados pela produção do programa no YouTube, numa ação para impedir a veiculação indireta de seus produtos ao jornal policial. Além de reafirmar que não patrocina o “Alerta”, a varejista diz ser contra “qualquer forma de LGBTfobia” e garante que suas peças “não serão mais exibidas” nesses espaços.

Além de custar o que provavelmente são alguns milhões de reais aos cofres da emissora, Sikêra Jr. ainda precisa lidar com uma ação pública contra sua pessoa no Rio Grande do Sul, conforme o Ministério Público Federal autorizou o ato por conta de seus comentários com possibilidade de multa de até dez milhões de reais.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro