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Pesquisa revela que representação visual da comunidade LGBTQIA+ continua baixa e estereotipada

Estudo da Getty Images e GLAAD funciona como guia para empresas que querem ser mais inclusivas em suas escolhas visuais

por Soraia Alves

Getty Images, em parceria com a GLAAD, organização de defesa de mídia LGBTQIA+, anunciou uma iniciativa que visa aumentar a visibilidade ao mesmo tempo em que desafia os estereótipos visuais clichês e nocivos da comunidade LGBTQIA+. A nova orientação é uma resposta direta a uma pesquisa recente da Getty Images, que mostra que a representação visual geral LGBTQIA+ continua baixa e estereotipada em todo o mundo.

“Embora saibamos que o aumento da representação impacta positivamente o aumento da aceitação, nossa pesquisa também mostrou que os indivíduos LGBTQI+ continuam grosseiramente sub-representados na mídia”, disse Tristen Norman, chefe de Creative Insights para as Américas da Getty Images e iStock. “Mesmo quando essa comunidade está representada, as empresas e a mídia dependem muito de imagens estereotipadas e pouco autênticas.”

A pesquisa Visual GPS 2021 descobriu que apenas 20% dos entrevistados globais do Visual GPS afirmou ver pessoas LGBTQIA+ representadas regularmente em imagens, e disse que quando o fazem, muitas vezes esta representação é estereotipada. Nos Estados Unidos, esse número é um pouco maior, ficando em 25%. 

Os entrevistados globais afirmaram que:

  • 30% dessas imagens retratam gays como “femininos”;
  • 29% dessas imagens mostram pessoas LGBTQIA+ carregando a bandeira do arco-íris em alguma capacidade;
  • 29% de tais imagens retratam mulheres lésbicas como “masculinas”;
  • 28% dessas imagens retratam gays como “extravagantes”.

Essas percepções deixaram alguns anunciantes hesitantes quando se trata de representar de forma proativa comunidade LGBTQIA+ em suas campanhas e comunicações, especialmente fora do Mês do Orgulho LGBTQIA+. No início deste mês, o GLAAD e a Procter & Gamble lançaram o “The Visibility Project”, um novo programa do GLAAD dedicado a aumentar a qualidade, quantidade e diversidade de imagens LGBTQIA+ na publicidade. A P&G e o GLAAD também anunciaram as descobertas de um estudo recente de executivos de marketing e publicidade em que quase 81% dos anunciantes concordaram que uma “exposição inautêntica de pessoas LGBTQAI+ levaria a uma reação maior do que não incluí-los” e quase 80% dos anunciantes concordou que é “difícil representar adequadamente a comunidade LGBTQI+ porque a comunidade é complicada e tem muitas nuances”.

Para navegar por uma coleção de imagens e vídeos com curadoria do GLAAD e para ver o Guia LGBTQI+, acesse: https://engage.gettyimages.com/narrativa-inclusiva-lgbtqia 

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