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Campanha da 99 mostra que cidades não foram pensadas para mulheres

Objetivo é incentivar o debate sobre a necessidade de transformar as cidades em ambientes inclusivos, seguros e com estrutura

por Carolina Firmino

A 99 acaba de lançar o vídeo manifesto de sua campanha “Por Cidades Mais Femininas”, cujo objetivo é incentivar o debate sobre a necessidade de transformá-las em ambientes inclusivos, seguros e com estrutura, além de reafirmar a urgência de ocupar o espaço público sem opressão ou obstáculos.

Essa é a segunda etapa do projeto “99 Mais Mulheres”, que começou em 2019 e teve outros desdobramentos em 2021. Ele promove iniciativas para trazer mais segurança, liberdade e autonomia para as motoristas parceiras e passageiras.

Segundo os dados apresentados pela 99, os espaços urbanos traduzem o esquecimento de figuras femininas na sociedade: enquanto 60% da população brasileira é formada por mulheres, somente 20% dos nomes de ruas são de personalidades femininas.

Criada pela agência CP+B Brasil, o filme principal da iniciativa mostra o experimento desenvolvido pela empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e pela CP+B Brasil, realizado em São Paulo, no final do mês de outubro e liderado majoritariamente por mulheres.

O experimento colocou cinco mulheres de profissões e classes sociais distintas, separadamente, em salas de imersão, para assistirem a projeções de imagens de praças, avenidas e elementos urbanos que homenageiam apenas homens. Então, a câmera mostra suas reações ao saberem que, para cada espaço público no Brasil que destaca uma mulher, há quatro que cultuam homens.

Na etapa seguinte, elas assistem a depoimentos de motoristas parceiras da 99, que já estão tornando as ruas mais femininas. De acordo com Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99, esse debate é o pontapé inicial para “incentivar o fortalecimento de redes de apoio e combater situações enfrentadas diariamente por cada uma de nós”.

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