Twitch vai usar IA para ajudar a prevenir transmissões de trolls
Culture_Twitch_GettyImages-1184236626
Imagem: CHESNOT/GETTY IMAGES

Twitch vai usar IA para ajudar a prevenir transmissões de trolls

Ferramenta usa machine learning para identificar com velocidade contas que podem prejudicar andamento da transmissão do anfitrião

por Pedro Strazza

A Twitch segue na luta contra a parte mais virulenta do público de suas transmissões, e a nova arma da vez é uma inteligência artificial. A companhia anunciou nesta quarta-feira (1) que vai introduzir uma nova ferramenta do tipo para prevenir ataques e as ditas “raids” a partir da identificação de contas potencias do tipo que conseguem evitar os banimentos dos anfitriões.

Batizada de “Suspicious User Detection”, a função conta com machine learning e impede a publicação de mensagens de qualquer usuário identificado com o perfil procurado, além de denunciar quais aparatos estão sendo utilizados para se manter no chat de forma imprópria. A partir daí o anfitrião decide se a conta será ou não banida da live, mas a Twitch confirma que dá pra estabelecer como automático o bloqueio de contas que estiverem reincidindo em “trollagens” desde o início.

Ao Engadget, um porta-voz da empresa comenta que a ferramenta leva em conta um número de fatores na identificação das contas que inclui o comportamento e as características do usuário nas transmissões, comparando os dados com outras previamente banidas do canal do anfitrião. Além disso, a companhia confirma no blog oficial que a ferramenta não vai banir automaticamente usuários, dado que é impossível ser 100% preciso na tarefa.

O propósito maior da nova função de detecção, claro, é a contenção das “hate raids”, uma prática que se tornou recorrente nos últimos meses e que envolve o uso de diferentes contas para provocar avalanches de spams e mensagens de ódio no chat da transmissão. O problema ajudou a intensificar o desgaste dos criadores de conteúdo com a plataforma, provocando inclusive os “apagões” de canais em protesto à falta de medidas de combate.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link