Projeto pretende transformar quase 20 ruas do Brooklyn em zonas sem carros
dbp-projeto
Imagem: Reprodução/Downtown Brooklyn Partnership

Projeto pretende transformar quase 20 ruas do Brooklyn em zonas sem carros

De acordo com o projeto, as ruas seriam transformadas em espaços públicos compartilhados e com mais vegetação

por Soraia Alves

Um projeto idealizado pelo Downtown Brooklyn Partnership pretende transformar quase 20 ruas do Brooklyn em áreas sem carros e com foco no bem-estar dos pedestres. De acordo com o projeto, as ruas seriam transformadas em espaços públicos compartilhados e com mais vegetação.

O DBP trabalhou em parceria com o NYC DOT, NYC Parks e um comitê de direção de mais de 50 membros para criar um plano que torna o Downtown Brooklyn um “líder em toda a cidade na recuperação de ruas para maior uso de pedestres e na criação de espaços públicos que priorizem as pessoas e o meio ambiente“, diz o site do projeto.

Reprodução/Downtown Brooklyn Partnership

Segundo DBP, as ruas como estão agora não atendem às necessidades de pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo, e por isso o replanejamento é fundamental. “A pandemia ressaltou a necessidade de seguirmos nossa visão de âmbito público para um centro que priorize as pessoas em vez de carros, além de espaços verdes de qualidade“, diz Regina Myer, presidente da Downtown Brooklyn Partnership, em um comunicado.

Entre as iniciativas propostas pelo projeto estão repaginar a Adams Street como uma avenida multimodal exclusiva, criando uma rede de bicicletas mais conectada e protegida para que os passageiros possam viajar com segurança para Manhattan; o plantio de mil novas árvores e a incorporação de paredes verdes e jardins verticais para melhorar a qualidade do ar e reduzir o efeito de ilha urbana; entre outras ações.

Reprodução/Downtown Brooklyn Partnership

Cobrindo quase 20 ruas, a iniciativa também imagina calçadas mais largas e ruas menos compartilhadas com carros.

Ainda não há uma previsão de quando o projeto deve ser aplicado.

Compartilhe:
  • tags:
icone de linkCopiar link