Entre a chegada recente no circuito de premiações e a elevação ao status de autor em Hollywood, a carreira de Adam McKay é dessas trajetórias curiosas da indústria estadunidense pelo grau de modulação que passou em todo o processo enquanto na busca para manter intacta suas vocações originais. Passível da classificação de “sobrevivente” na tal ...", "description":"Entre a chegada recente no circuito de premiações e a elevação ao status de autor em Hollywood, a carreira de Adam McKay é dessas trajetórias curiosas da indústria estadunidense pelo grau de modulação que passou em todo o processo enquanto na busca para manter intacta suas vocações originais. Passível da classificação de “sobrevivente” na tal ...", "url": "https://www.b9.com.br/155855/nao-olhe-para-cima-critica-review-netflix/", "author":{ "@type":"Person", "name":"Pedro Strazza", "sameAs":"https://www.b9.com.br/autor/pstrazza/" }, "inLanguage":"pt_br", "itemReviewed":{ "@type":"Movie", "name": "Não Olhe Para Cima", "sameAs": "", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://i0.wp.com/assets.b9.com.br/wp-content/uploads/2021/12/DLU_20201209_03852_R-scaled.jpg?fit=2560%2C1707&ssl=1" } }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"B9", "sameAs":"https://www.b9.com.br" }, "reviewRating":{ "@type":"Rating", "worstRating":0, "bestRating":5, "ratingValue":2 } } Com foco no cinismo, Adam McKay retorna à sátira em "Não Olhe Para Cima" • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Capa - Com foco no cinismo, Adam McKay retorna à sátira em “Não Olhe Para Cima”
Imagem: Niko Tavernise/Netflix

Com foco no cinismo, Adam McKay retorna à sátira em “Não Olhe Para Cima”

Filme sobre apocalipse iminente que ninguém se importa funciona nos bons momentos isolados, mas sofre para construir uma narrativa em torno deles

por Pedro Strazza

Entre a chegada recente no circuito de premiações e a elevação ao status de autor em Hollywood, a carreira de Adam McKay é dessas trajetórias curiosas da indústria estadunidense pelo grau de modulação que passou em todo o processo enquanto na busca para manter intacta suas vocações originais. Passível da classificação de “sobrevivente” na tal sublimação do filme de médio orçamento, o diretor permaneceu interessado no exercício da sátira que definiu seu início no “Saturday Night Live”, da comédia mais ingênua do primeiro “O Âncora” até as proposições sérias de seu “Vice”. O que mudou foi a posição, os orçamentos.

É preciso destacar isso quando se fala de “Não Olhe Para Cima” pois o filme da Netflix no fundo não deixa de ser a jornada de retorno do filho pródigo às suas origens, ainda que na medida do possível dentro do novo cenário e da altura ao qual alçou-se o diretor. Depois de duas cinebiografias e com outra no horizonte, McKay aqui se envereda de novo pelos caminhos da ficção agora no interesse de solidificar o status de cineasta, é verdade, mas também interessado em reavivar o tipo de proposta que definiu suas comédias de estúdio nos primeiros anos de profissão. Se em tom sua nova produção não deve em nada aos testes de limites que impôs em “A Grande Aposta” e “Vice” – ainda mais com uma premissa que torna literal esse exercício – ela também carrega a mesma estrutura de esquetes que esteve por trás de projetos menores como “Os Outros Caras” e “Tudo Por Um Furo”

A diferença fundamental, de novo, é a megalomania, a escala do alcance do elenco e (sobretudo) a maior liberdade na direção para chegar onde se interessa. Dizer que McKay politizou-se a partir de sua guinada para os círculos “nobres” é um equívoco dos grandes – É pelo menos desde “Quase Irmãos” que ele demonstra interesse por temas do tipo – mas o como ele conduz o filme sem as amarras do “baseado em fatos” que define os méritos e entraves de “Não Olhe Para Cima”.

Adam McKay (à esquerda) orienta Jennifer Lawrence no set (Foto: Niko Tavernise/Netflix)

Outro ponto importante dessa equação e que soa auto-explicativa por si só é o aprofundamento do cinismo, uma manobra coerente dada a proposta apocalíptica da comédia da vez, mas que segue uma reta descendente em relação aos outros dois antecessores. A narrativa é de um lento desespero sufocado pelas circunstâncias: os cientistas de Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence servem de protagonistas não apenas para fazer jus à premissa de que ninguém se importa com o apocalipse iminente e representado no asteroide maciço que se aproxima do planeta, mas para encenar o contato de indivíduos externos com o cenário presente da civilização, atolado de necessidades imediatistas e vazias como a busca pela audiência, o interesse por pautas fúteis e a polarização de todos os debates.

“Não Olhe Para Cima” nesse sentido não deixa de ser uma espécie de nova versão de “A Mulher Faz o Homem”, ainda que no caso de agora McKay substitua a esperança de Frank Capra pelo pessimismo e surfe nessa onda com todo vigor que lhe é de direito. Se em 1939 era sobre como James Stewart buscava preservar seus ideais (e portanto os nacionais) dentro das maquinações políticas de Washington, desta vez os cientistas são vítimas em todas as circunstâncias, vulneráveis a ataques e corrupções que desafiem sua lógica de mundo. Para DiCaprio e Lawrence o prato é cheio, até porque o longa permite que durante duas horas a dupla traduza esse desespero de todos os jeitos físicos possíveis – o ator pelo estresse do corpo, a atriz nas caras e bocas gradativamente desfiguradas na esfera pública.

É dessa estrutura que McKay passa a encenar os esquetes, repetindo o esquema de “Vice” de agredir vários atores em múltiplas frentes. Do núcleo político de Meryl Streep e Jonah Hill à iniciativa privada (com um ótimo Mark Rylance fazendo uma amálgama de todos os bilionários extrovertidos da História recente), passando pela mídia, celebridades e os militares, o filme move o olhar nesse ritmo e de olho no escalonamento dos problemas. O meteoro se aproxima, nada é feito, a fadiga é crescente e o relógio se aproxima da meia-noite – a burrice enfim triunfa, parece comentar o cineasta.

Os cientistas são vítimas em todas as circunstâncias, vulneráveis a ataques e corrupções que desafiem sua lógica de mundo

O jogo todo é interessante e McKay com naturalidade encena bons momentos de humor, mas a questão é que a falta de uma linha guia mais firme faz com que a narrativa se torne errática, ainda mais na duração de quase duas horas e meia. Se nos últimos trabalhos o diretor contava com a progressão dos fatos para organizar o ritmo, a sátira aposta na crescente de cinismo para alimentar e avançar a comédia, mas as cenas não se somam. “Não Olhe Para Cima” pode ser muito frontal na crítica do imediatismo, mas sua atenção ao encadeamento dos eventos chafurda no mesmo chiqueiro e os bons momentos se dissolvem em um filme de curso muito truncado.

O maior traço disso talvez seja o fato das gags recorrentes serem o que mais rende ao longo da narrativa, até por sugerir uma amarração melhor que a realizada pelo diretor e reforçar o absurdo ao redor dos personagens – a incredulidade de Lawrence com o pequeno roubo de um general do exército ou sua presença como meme são atos bem mais fortes que o tom de urgência soletrado tantas vezes nos diálogos. É um vai-não vai que também prejudica os dois protagonistas, cujos arcos são esvaziados apenas para servir em prol da crítica. A estratégia é similar ao feito em “Tudo Por Um Furo”, mas há um problema de lógica que trava o andamento: lá ela derivava da condição do projeto enquanto continuação desnecessária, agora ela contradiz o cenário de possibilidade da premissa, uma grande alegoria orgulhosa sobre o aquecimento global.

A progressão da sátira aposta na crescente de cinismo para alimentar a comédia, mas as cenas não se somam

O lado bom é que McKay continua com bom olho para a comédia na base de cena e, considerando que as afetações de extrema frontalidade do “Vice” foram diluídas, “Não Olhe Para Cima” ganha muito no encontro dessa versão autoral do diretor com a proposição de esquete quando tudo se conecta. Se qualquer tentativa de dramatização é inerte, momentos como a primeira visita ao daily show de Cate Blanchett e Tyler Perry ou os movimentos contra e a favor do negacionismo na reta final fazem valer parte das intenções delirantes da produção.

No centro de tudo, claro, há o próprio diretor, cujo esforço de se reconfigurar como autor não passa batido aqui. Se McKay segue um pouco incerto de como adequar as dinâmicas de seu cinema depois que a “A Grande Aposta” o catapultou, seus esforços de instrumentalizar o próprio status a favor de golpes diretos nesta altura da indústria pelo menos se mantém interessados no refinamento, não no que é fácil ou mais do mesmo.

“Não Olhe Para Cima” estreia na Netflix nesta sexta-feira, 24 de dezembro.

nota do crítico

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro