"Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" foi o filme mais bem avaliado de 2021 no Letterboxd • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” foi o filme mais bem avaliado de 2021 no Letterboxd

Sequência empatou com outras cinco produções com a melhor média de avaliação da rede social; "O Caso Evandro", enquanto isso, aparece na lista de melhores minisséries documentais

por Pedro Strazza
Capa - “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” foi o filme mais bem avaliado de 2021 no Letterboxd
Imagem: Divulgação

2021 foi o ano dos fãs no Letterboxd. A plataforma divulgou na madrugada desta segunda-feira (10) o Year in Review, sua tradicional retrospectiva do ano, e confirmou que “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” foi o lançamento melhor avaliado dos últimos doze meses na rede social dedicada ao cinema. O longa também foi eleito o filme de ficção científica e de ação e aventura melhor avaliado do ano.

O mais interessante é que a média 4.2 alcançada pela sequência do herói da Marvel empata tecnicamente com outros cinco produções no top 10 divulgado pela companhia, e ainda que nos dígitos deva se sobressair, o número sozinho mostra como 2021 foi um ano de vários nichos no aplicativo. Além de “Sem Volta Para Casa”, o novo filme do anime “Evangelion”, o drama indonésio “Yuni”, o japonês “Drive My Car”, o norte-americano “Sempre em Frente” e o filipino “Cleaners” registraram a mesma média nas 168 milhões de avaliações registradas pelos usuários. No número de filmes marcados como assistidos, o Letterboxd registrou um novo recorde: mais de 258 milhões de produções foram ticadas pelos usuários, quase 40 milhões a mais que em 2020. Do topo da lista, apenas quatro – “Homem-Aranha”, “Evangelion”, “Duna” e “Judas e o Messias Negro” – foram lançados no Brasil.

Assim, o ranking de avaliações de 2021 da plataforma ficou da seguinte forma:

1°. “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (média: 4.2)
2°. “Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time” (média: 4.2)
3°. “Yuni” (média: 4.2)
4°. “Drive My Car” (média: 4.2)
5°: “Sempre em Frente” (média: 4.2)
6°: “Cleaners” (média: 4.2)
7°: “The Worst Person in the World” (média: 4.1)
8°: “Licorice Pizza” (média: 4.0)
9°: “Duna” (média 4.0)
10°: “Judas e o Messias Negro” (média: 4.0)

Enquanto no ano passado o Brasil teve uma presença forte na retrospectiva graças a “Bacurau” e “AmarElo”, em 2021 o país apenas aparece com “O Caso Evandro” na lista de minisséries documentais. A produção do Globoplay perdeu apenas para “The Beatles: Get Back” na categoria, mas superou outros projetos queridinhos do ano como “McCartney 3, 2, 1” e “Faz de Conta que NY É Uma Cidade”.

Em outras áreas, “Summer of Soul” foi considerado pela média dos usuários o melhor documentário de 2021, enquanto “All Too Well”, de Taylor Swift, acabou em primeiro na categoria de curtas-metragens. Nas minisséries, a sul-coreana “A Caminho do Céu” surpreendeu ao liderar em cima de queridinhos como “Maid”, “The Underground Railroad” e “Mare of Easttown”. Por fim, o especial de comédia pandêmico “Inside”, de Bo Burnham, foi o melhor avaliado da categoria, enquanto “Amor, Sublime Amor” foi o melhor avaliado no concorrido gênero dos musicais.

Já na seção de mais populares, quem acabou em primeiro foi mesmo o “Duna” de Denis Villeneuve. Talvez pelo lançamento tardio do segundo, a produção ficou levemente à frente de “Sem Volta Para Casa” no engajamento da plataforma, com 633 mil usuários logando o filme e outros 248 mil curtindo o épico de ficção-cientifica – o longa do Homem-Aranha, enquanto isso, terminou 2021 com “apenas” 553 mil marcando-o como assistido e outros 261 mil dando uma curtida.

Depois dos dois, a lista é dominada por super produções, ainda que surpreenda a posição de projetos como “A Crônica Francesa” e “Noite Passada em Soho”. Nada menos que quatro filmes de super-herói marcam presença (três só do Marvel Studios), e há até espaço para o inflamado “Não Olhe Para Cima”, que quebrou recordes da Netflix na virada do ano. No mês a mês, repara-se com exatidão a concorrência alta dos últimos meses, com nenhum filme mantendo a primeira posição e apenas “Duna” e “Nomadland” registrando 3 presenças no top 5 do calendário de 2021.

O top 10 ficou da seguinte forma:

1°. “Duna”
2°. “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”
3°. “Viúva-Negra”
4°. “O Esquadrão Suicida”
5°. “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”
6°. “A Crônica Francesa”
7°. “Luca”
8°. “Não Olhe Para Cima”
9°. “Cruella”
10°. “Noite Passada em Soho”

Por fim, o Letterboxd declara que Zendaya e Willem Dafoe foram pela primeira vez a atriz e o ator mais vistos pelos usuários no ano, enquanto Denis Villeneuve foi o diretor mais “consumido”. “Inside” foi o filme mais reassistido, enquanto “Querido Evan Hansen” foi o projeto de recepção mais dividida e “Ele É Demais”, o remake de “Ela É Demais”, acabou sagrado como o mais odiado.

Você pode conferir o relatório completo do Year in Review do Letterboxd aqui.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro