Banimento de carros no centro de Paris fica para 2024
Imagem: John Rees/Getty Images/EyeEm

Banimento de carros no centro de Paris fica para 2024

Projeto está alinhado agora com o planejamento dos Jogos Olímpicos da cidade e prevê diminuição de cem mil veículos na região

por Pedro Strazza

A prefeitura de Paris confirmou esta semana que adiou para o começo de 2024 os planos de banimento do tráfego de carros no centro histórico da capital francesa. Anunciado na última segunda-feira (14), a mudança tira o planejamento imediato mirado até então para este ano e alinha o projeto com os trabalhos da cidade para a realização dos Jogos Olímpicos de 2024.

De acordo com o The Verge, a ideia do governo é tornar numa “zona tranquila” os quatro bairros centrais da região, o que inclui as duas ilhas onde se localizam a catedral de Notre-Dame e a capela de Sainte-Chapelle. O banimento busca diminuir pontos de congestionamento na cidade e melhorar a qualidade do ar e deve começar a ser implementado ainda este ano, a partir de pontos aleatórios de checagens de veículo que estiverem deixando a área.

Vale também apontar que o banimento não será imediato a todos os veículos privados, mas vai gradualmente eliminar congestionamentos que na prática representam um corte de até metade dos carros existentes em Paris. Motoristas de delivery terão acesso às ruas depois da aplicação da ordem e quem estiver visitando amigos que moram na região terá acesso, bem como quem tiver desejo de acessar lojas e estabelecimentos na região.

O Bloomberg ainda reporta que, caso feito com sucesso, o banimento vai resultar na redução de cem mil carros no tráfego diário da capital.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link