Apple Vision Pro e a Computação Espacial: o assunto extraoficial do SXSW 2024

Entre a imensa programação de mais de 1,5 mil palestras, painéis e workshops no SXSW 2024, é curioso observar que menos de dez sessões foram especificamente dedicadas ao Apple Vision Pro ou à computação espacial.

À primeira vista, isso pode levar alguns a questionar a relevância desse tema enquanto uma tendência futura, especialmente em um evento reconhecido por ser um norte das inovações que definirão o nosso amanhã.

Contudo, essa percepção merece um aprofundamento. O lançamento do Apple Vision Pro ocorreu pouco mais de um mês antes do evento, um ponto no calendário onde a maioria da programação do SXSW já estava meticulosamente planejada.

Embora as referências específicas ao dispositivo ou ao conceito de computação espacial possam parecer escassas na programação oficial, muitos palestrantes exploraram essas tecnologias em suas apresentações, destacando seu potencial revolucionário. Inclusive, tivemos o reconhecimento do Apple Vision Pro como uma das dez inovações mais significativas do ano pelo MIT Technology Review.

Pessoalmente, vejo a conversa em torno da computação espacial como fascinante. Este tema, mais do que um produto específico, aponta para uma transformação mais ampla na forma como interagimos com computadores, prometendo redefinir nossa experiência no mundo físico e virtual.

A computação espacial representa o próximo grande salto na evolução da interação humano-computador. Distanciando-se das limitações da computação pessoal e móvel, ela promete uma era onde a tecnologia não apenas coexiste com o mundo físico, mas também o compreende, interage e o enriquece de maneiras até então inimagináveis.

Cathy Hackl, co-CEO da Spatial Dynamics, em seu painel “A Era da Computação Espacial e dos Dispositivos Wearables com IA chegou”, nos mostrou que no coração da computação espacial estão quatro pilares: hardware, software, dados e conectividade. Esta tecnologia utiliza dispositivos avançados, como óculos inteligentes e wearables, equipados com sensores e câmeras para ver e entender o ambiente ao redor.

O software, então, interpreta esses dados, possibilitando interações tridimensionais e imersivas. A coleta e análise de vastas quantidades de dados são cruciais para personalizar a experiência do usuário, enquanto uma conectividade robusta garante a fluidez dessas interações em tempo real.

As aplicações da computação espacial são muito promissoras. Na educação, por exemplo, ela pode transformar salas de aula em ambientes imersivos, onde conceitos históricos ou científicos são visualizados e explorados em três dimensões. No setor de saúde, facilita procedimentos médicos complexos através de visualizações precisas do corpo humano, melhorando diagnósticos e tratamentos.

A indústria do entretenimento também se beneficiará enormemente, com experiências de mídia imersivas e jogos que ultrapassam as barreiras entre o digital e o físico. No varejo, a tecnologia pode oferecer experiências de compra personalizadas, com recomendações de produtos visualizados em tempo real no ambiente ao redor do consumidor.

Enquanto nos encaminhamos para esse futuro, é importante considerar os desafios éticos e práticos que ela traz. O painel “XR para a Era do Vision Pro” foi um pouco mais crítico ao hardware e levantaram a atenção para questões de privacidade e segurança dos dados, que se tornam ainda mais pertinentes quando dispositivos são capazes de capturar e interpretar detalhes íntimos do nosso ambiente.

O futuro da computação espacial, embora repleto de potencial, dependerá de como navegamos por esses desafios. À medida que a tecnologia se desenvolve, ela tem o potencial de redefinir nosso relacionamento com o mundo digital, tornando-o mais integrado, intuitivo e, em última análise, humano. Arrisco dizer que esses serão um dos principais assuntos oficiais da programação do SXSW 2025. E quem sabe não terão uma trilha só para eles.



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2024 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
Share
Publicador por
Gabriel Borges

Recent Posts

  • Criatividade

Rebound Dogs: Pedigree lança “app de namoro” que promete substituir seu ex por um amor de verdade

Esqueça os aplicativos de namoro convencionais. A Pedigree, em parceria com a agência BBDO de Nova York, acaba de lançar…

3 dias Atrás
  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

4 dias Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

6 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

1 semana Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

1 semana Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

1 semana Atrás