SXSW 2024 – Humano e Artificial: os desafios de manter a mente sã

O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual, existe de forma clara um antes e depois. Isso porque, além de discutir as principais tendências que eram aguardadas, como inteligência artificial, energia e realidade aumentada, o evento abriu portas e mentes de maneira enfática sobre a importância da saúde mental. Sobre o assunto, vimos papos que destacaram a promessa dos psicodélicos, o bem-estar no mundo corporativo e até grandes figuras públicas, como Selena Gomez e Meghan Markle, compartilhando suas histórias pessoais com ênfase no tema.

Foi um marco perceber que estamos no início de uma nova geração, guiada por novas diretrizes — chamada por Amy Webb de geração de transição. Ficou nítida toda a preocupação com o tema da saúde mental e como a evolução tecnológica precisa estar alinhada com o equilíbrio da mente humana. Em diversas oportunidades, foi abordado como as empresas podem e devem criar ações a fim de promover o bem-estar aos seus colaboradores. E, como essas ações estão associadas a lucratividade das empresas. A doutora Laurie Santos, professora de psicologia da Yale University e responsável pelo famoso curso The Science of Well Being, trouxe dados importantes da correlação de bem-estar e lucratividade de uma pesquisa da Indeed. Eles criaram um índice das 100 empresas que tem mais wellbeing e compararam com S&P 500, Dow Jones e Nasdaq, demonstrando ter resultados melhores.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi o painel “Mindfulness Over Perfection: Getting Real On Mental Health”, conduzido pela psicóloga Jessica Stern e pelo psicoterapeuta Corey Yeager, que contou com a presença de personalidades como Solomon Thomas e Selena Gomez; além de Mandy Teefey, mãe de Gomez e co-fundadora da Wondermind, plataforma multimídia focada em saúde mental.

No painel, Gomez compartilhou sua experiência quando passou por momentos difíceis. Ela ressaltou a importância de quem está de fora entender e respeitar o tempo de cada pessoa em relação à escuta e à ajuda.

Em outro momento lembrou que, quando assumiu que podia ter crises de ansiedade e dias ruins, outras pessoas começaram a dividir esses problemas e foi onde se encontrou: “Senti que valia me expor por esses depoimentos”, destacou.

Solomon, jogador de futebol americano, que ao fim de sua primeira temporada na NFL perdeu sua irmã Ella para a depressão, compartilhou seus momentos de desafios e como soube que precisava ajudar outras pessoas: “Minha vida parecia perfeita no papel: sucesso, dinheiro, mas por dentro eu estava morrendo. Minha mãe me incentivou a dividir meus sentimentos e logo muitas pessoas me agradeceram, dizendo que lutavam com pensamentos parecidos e que minha história os tinha dado força. Se você é humano, você é vulnerável”.

Outro painel importante sobre saúde mental foi o “Bad Workplace Culture is Giving Burnout”, que mencionou como a cultura organizacional em alguns casos pode causar a Síndrome de Burnout.

No debate, foi levantado o que as lideranças das companhias podem fazer para tornar o dia a dia mais cooperativo e menos estressante, ou seja, repensar a produtividade, promover autocompaixão, reconhecer e acolher as emoções positivas ou negativas, além de oferecer um espaço seguro e humano.

Em meio a tantos insights e sessões sobre a evolução da inovação, o SXSW também deixou claro que nem só de tecnologia vive o homem e que é imprescindível cuidar da mente diante de um novo mundo tão digital, compartilhado e futurista.



➜ Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, do SXSW 2024 no canal b9.com.br/sxsw e no nosso Instagram.
Share
Publicador por
Marcella Falcão

Recent Posts

  • Criatividade

Rebound Dogs: Pedigree lança “app de namoro” que promete substituir seu ex por um amor de verdade

Esqueça os aplicativos de namoro convencionais. A Pedigree, em parceria com a agência BBDO de Nova York, acaba de lançar…

2 dias Atrás
  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

3 dias Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

5 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

1 semana Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

1 semana Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

1 semana Atrás