Vivo usa hit de Olivia Rodrigo para alertar sobre relação tóxica com celulares

A Vivo lançou uma nova campanha que usa a música “jealousy, jealousy”, de Olivia Rodrigo, para provocar reflexões sobre os excessos no uso de smartphones. O filme “Relacionamento Tóxico” retrata uma jovem imersa em seu celular, sem perceber que está sendo dominada pelo mundo online e vivendo sob pressão constante de conexão.

Por que importa 📱

A campanha surge em um momento crítico: 45% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos relatam que o uso intenso de redes sociais impacta negativamente sua saúde mental, segundo o Panorama da Saúde Mental 2024, do Instituto Cactus e AtlasIntel.

O Brasil lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com 5,8% da população sofrendo de depressão – o equivalente a 11,7 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Os dados preocupantes 📊

A escolha do tema não foi aleatória. Pesquisas recentes mostram um cenário alarmante:

  • 40% dos entrevistados afirmam que curtidas e comentários nas redes influenciam significativamente sua autoestima
  • 51% das pessoas perdem a noção das horas quando estão conectadas, segundo o VTrends, hub de pesquisas da Vivo
  • A dependência de validação externa é especialmente notável entre adolescentes e jovens adultos

Estratégia da marca 💡

A escolha da música “jealousy, jealousy” para a trilha sonora foi intencional, tanto pela letra que aborda as consequências do uso excessivo das redes sociais quanto pela identificação de Olivia Rodrigo com a geração Z.

“Ao passo que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior em nossas vidas, é preciso buscar formas de estabelecer uma relação mais saudável e equilibrada com o celular. Esta pauta tem uma escala global e intergeracional, e como marca líder e com um olhar humano, acreditamos que é fundamental promover este diálogo”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

O posicionamento 🎯

A Vivo vem ampliando há anos as discussões sobre os excessos do uso da tecnologia, posicionando-se de forma propositiva sobre a importância do uso equilibrado do celular.

“Em um cenário de inovações aceleradas, acreditamos que as marcas devem fazer parte da solução, provocando reflexões e incentivando escolhas mais responsáveis”, explica Mariana Sá, Co-CCO da Africa Creative, agência responsável pela campanha.

Além do filme, a Vivo trabalha com a agência Spark em uma estratégia de PR e influência para ampliar o alcance e gerar conversas sobre o tema.

CRÉDITOS

Ficha Técnica – É tempo de mudar

Agência: Africa Creative

CCO: Sergio Gordilho

CO- CCO: Mariana Sá

ECD: Rod Barbosa

Head of Design: Bruno Valença

Diretor Criativo: Diogo Dutra e Thiago Monteiro

Criação: Carlos Schleder, Fabiano Pinel

Campanha e Digital: Julia Miranda, Mayara Sayuri, André Almeida, Bruno Ferreira, Felipe Racca, Tomaz Saavedra, Mateus Martins e Adriano Nuevo

CEO: Márcio Santoro

co-COO: Heloisa Pupim

Atendimento: Rafael Cardoso, Gabriela Meira e Natália Chamadouro

VP Midia: Pedro Eustáquio

Mídia: Jefferson Sales, Tatiana Araujo e Jefferson Mendes

CSO: Ana Kuroki

Planejamento: Anne Corbucci, Victoria Franco e Katiane Souza

VP de Conteúdo: Patricia Colombo

Conteúdo: Aline Botelho e Sacha Brasil

Insights – Inovação e pesquisa criativa: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black

Culture Lab:

Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Patrícia Melito e Felipe Lopes

Talents: Fernando Alonso e Paola Arnelas

Produtora de Imagem: Don’t Touch My Soda

Direção: Felipe Mansur

Produção Executiva: Maira Massullo e Michelle Lutfy

Atendimento: Nicoli Azevedo e Gabriela Andrade “Garça”

CPO | Landscape: Renata Munaretto

Coordenação de Produção | Landscape: Marina Stacciarini

Assistente Criativa: Mariana Coropos

Direção de Fotografia: Diego Robaldo

Direção de Arte: Andrés Zarza

Produção de Objetos: Mary Mello

Direção de Produção: Lu Oppido

Produtores: Betinho Baeta e Sara Serra

1a Assistente de Direção: Renata Racy

2° Assistente de Direção: Bárbara Silveira

Produção de Locação: Tati Setton

Produção de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena

Produção de Figurino: Marina Vieira

Beleza: Fabiana Mizukami “Mima”

Making of: Apenas ToniPós produção: Nash

Produção Executiva de Pós Produção: Flávia Gannam

Finalização: Fábio Abreu

Color Grading: Osmar Júnior

Montagem: Rodolpho Ponzio

Produtora de conteúdos digitais: Massai

Coordenação de Pós: Jairo Santos, Patricia Rodrigues

Ass de Coord de Pós: Thais Alves

Atendimento: Betânia Menardi

Finalizadores: Douglas Terciano

Montagem: Anderson Kidd

Colorista: Júnior Xis e Daniel Lopes

Compositores: Eduardo Nascimento

Motion: Mateus de Oliveira

Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design

Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago

Produção Executiva: Renato Castro e Christiane Rachel

Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin

Coordenação de produção: Monique Munhoz e Pablo Mello

Finalização : Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo

Aprovação/cliente: Marina Daineze, Juliana Covino, Bianca Formiga, Caroline Sakamoto, Gabriela Leão, Suellen Ferreira.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Criatividade

McDonald’s cria “escavação arqueológica” fake em Roma com mosaico de romanos comendo Big Mac

O McDonald's decidiu reescrever a história romana – literalmente. A marca instalou uma falsa escavação arqueológica na Galleria Alberto Sordi,…

1 dia Atrás
  • Cultura

LEGO e Netflix lançam linha completa de One Piece com navio Going Merry de 1.376 peças

LEGO e Netflix finalmente revelaram a linha completa de One Piece que os fãs esperavam há anos. São seis sets…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Vivo pede para casais largarem o celular no Dia dos Namorados ao som de INXS

De forma consistente, a Vivo tem feito o impensável para uma operadora de telefonia: pedir para você largar o celular.…

2 dias Atrás
  • Criatividade

As 6 tendências que estão redefinindo a criatividade global em 2025, segundo The One Show

O The One Club for Creativity acabou de soltar uma espécie de raio-x da criatividade mundial. Após analisar quase 20…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Doritos cria loteamento em Marte para quem “não se encaixa na Terra” em campanha mexicana

Doritos decidiu que quem não se encaixa no planeta Terra merece um endereço melhor: Marte. A nova campanha "Somos de…

2 dias Atrás
  • Porta Giratória

Marie Julie Gerbauld assume comando criativo da DAVID após conquistar Unilever e Heinz

Marie Julie Gerbauld acaba de ser promovida a Chief Creative Officer da DAVID. A executiva, que estava como ECD desde…

3 dias Atrás