15 anos do primeiro Titanium Lions brasileiro: como “Xixi no Banho” fez história • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Capa - 15 anos do primeiro Titanium Lions brasileiro: como “Xixi no Banho” fez história
Imagem: ilustração por Johnny Brito

15 anos do primeiro Titanium Lions brasileiro: como “Xixi no Banho” fez história

"Não precisamos nos levar tão a sério": diretor de criação da campanha revela bastidores da ideia que impactou a publicidade ambiental e garantiu o prêmio inédito para o Brasil

por Carlos Merigo

Em 2009, uma ideia infantil e aparentemente boba se transformou em um dos maiores cases da publicidade nacional. Em vez de discursos tediosos sobre sustentabilidade, a Fundação SOS Mata Atlântica e a (hoje extinta) agência F/Nazca Saatchi & Saatchi apostaram em algo cotidiano – e um tanto controverso – para conscientizar sobre o desperdício de água: fazer xixi durante o banho.

Por que isso importa: A campanha “Xixi no Banho” não só conquistou o primeiro Titanium para o Brasil em Cannes Lions 2010, como provou que é possível falar de meio ambiente com criatividade, autenticidade e sem parecer sermão. Quinze anos depois, o case continua relevante em um cenário publicitário onde todos buscam viralização a qualquer custo, mas poucos conseguem gerar impacto real e engajamento orgânico.

Da simples ideia a fenômeno global

“Todo mundo já fez xixi no banho escondido em algum momento achando que estava fazendo algo errado.”

A F/Nazca partiu de um briefing direto, mas bastante aberto: mobilizar moradores de grandes centros urbanos para a causa ambiental. A solução encontrada, em vez do tradicional “não faça isso” ou “não faça aquilo” foi incentivar algo que muitos já fazem e sequer pararam pra pensar: urinar durante o banho poderia economizar até 4.380 litros de água potável por pessoa por ano.

“Fomos eliminando hábitos. Até que, em um determinado momento, começamos a pensar em hábitos que as pessoas têm nos banheiros de suas casas. Por que não deixar de fazer xixi na privada e aproveitar o banho para isso? Percebemos que todo mundo aceita perfeitamente isso quando uma criança faz. Se é higiênico, por que não convencer todo mundo a aderir? Aí nasceu o Xixi no banho”, revela Eduardo Lima, diretor de criação da campanha, em conversa com o B9.

Edu, como é conhecido no mercado, é um dos criativos mais premiados da publicidade brasileira. Por 21 anos, atuou como Diretor Geral de Criação na F/Nazca, onde ajudou a construir campanhas memoráveis para marcas como Skol, Brahma, Nike e Leica. Foi com esta última que conquistou o único Grand Prix de Film da história da publicidade brasileira em Cannes, com o filme “100”, em comemoração ao centenário da marca de câmeras. Hoje, após passagem pela F/Nazca e Wieden+Kennedy São Paulo, Eduardo atua como ECD na AlmapBBDO.

 Baseball Cap, Cap, Clothing, Hat, face, Head, Person, Photography, Portrait, Coat, Jacket, Adult, Male, Man, Knitwear, Sweater, Sweatshirt, Hoodie
Edu Lima, diretor de criação da campanha “Xixi no Banho”, atualmente é Diretor Executivo de Criação na AlmapBBDO

Para tornar o tema mais palatável, a agência apostou em recursos estratégicos que ajudaram a blindar a mensagem. Edu explica:

“A gente se blindou de algumas formas para a mensagem ser bem aceita. Primeiro, criamos um simpático mascote para a campanha: um sapinho. A gente imaginava que ele chamaria a atenção das crianças e sabia que as crianças têm um poder de persuasão muito grande com os adultos quando algo as agrada”.

“O nosso filme hero (acima) foi uma convocação feita por crianças, trazendo a pureza delas para a pureza da ação. Com bom humor, mostramos vários ícones da cultura pop mundial fazendo xixi no banho. De uma forma quase ingênua usamos os Beatles, o Michael Jordan, o Stephen Hawking, o Hitchcock, a Carmem Miranda, o Frankestein, o Gandhi, o King Kong”, acrescenta o diretor.

O toque do acaso: “Sabíamos que tínhamos uma campanha pop nas mãos. Mas explodiu completamente quando, do nada, a Gisele Bündchen declarou que fazia xixi no banho”, lembra Eduardo.

Conquistando Cannes como azarão

O Brasil conquistou Titanium apenas três vezes desde que a categoria foi criada em Cannes Lions

Sem investimento direto em mídia, a campanha gerou retorno estimado em US$ 20,6 milhões em exposição espontânea e, mais importante, estimou-se que 18,5 bilhões de litros de água foram poupados em um ano no Brasil.

No ano seguinte, em 2010, “Xixi no Banho” conquistou o Leão de Prata na categoria Titanium Lions, a mais prestigiada de Cannes. Foi a primeira vez que um case brasileiro sequer chegou ao shortlist nesta categoria, que surgiu anos antes por conta de uma frustração criativa.

Em 2002, Dan Wieden, lendário cofundador da Wieden+Kennedy, abordou os organizadores do festival propondo uma nova categoria após perceber que os inovadores filmes da BMW criados pela Fallon não se encaixavam muito bem nos critérios existentes. Nascia assim, em 2003, o Titanium Lions, destinado a premiar “ideias revolucionárias que fazem a indústria parar em seus trilhos e reconsiderar o caminho a seguir”. Em 2022, após o falecimento de Wieden, a categoria foi renomeada para “Dan Wieden Titanium Lions” em homenagem ao seu criador, e continua sendo o prêmio mais cobiçado de Cannes Lions.

“De fato, Xixi no Banho foi o primeiro Titanium Lions que o Brasil abocanhou. Fomos pioneiros! Bela lembrança. Acho que o sucesso dela vem do fato de ser uma campanha autêntica, sincera e divertida. A técnica de animação ajudou muito a tornar o tema palatável. Tocamos no assunto de forma leve e colocamos nela elementos identificáveis em qualquer lugar do mundo, independentemente da cultura. O público percebeu a legitimidade e abraçou a causa, todo mundo entendeu o que estávamos propondo”, orgulha-se Eduardo.

Em sua trajetória publicitária em Cannes, o Brasil conquistou o Titanium Lions apenas outras duas vezes depois de “Xixi no Banho”: em 2013, com “Retratos da Real Beleza” da Ogilvy Brasil para Dove, que também levou o Grand Prix da categoria, e em 2023, com “Bring Home the Bud”, colaboração internacional entre Wieden+Kennedy São Paulo, Wieden+Kennedy Nova York e Africa Creative para a Budweiser.

Por que deu tão certo?

O êxito de “Xixi no Banho” pode ser explicado por diversos fatores, como ressalta Eduardo Lima:

“A verdade, é que todo mundo já fez xixi no banho escondido em algum momento achando que estava fazendo algo errado. O famoso ‘quem nunca?!’. Bom saber que esse ato economiza a água da descarga. E não é pouca quando somada: uma descarga gasta 12 litros de água potável, num ano são 4.380 litros. Xixi no Banho foi e é uma campanha absolutamente democrática: todo mundo que faz xixi foi convidado a participar.”

Além da universalidade do tema, a abordagem leve em vez de culpabilizar o público, a ação acessível proposta e a métrica clara de economia de água contribuíram para o sucesso da campanha.

O que mudou em 15 anos?

Eduardo Lima observa mudanças significativas no cenário publicitário desde então:

“O que mudou no cenário foi o humor. O ódio nas redes sociais por tudo e todos. A má vontade com ideias diferentes do padrão. As pedras que são atiradas para qualquer lado, a busca pelo novo alvo de linchamento. Hoje em dia, qualquer coisa que possa despertar um comentário negativo gera pânico.”

“É difícil generalizar porque você acaba sendo injusto, mas não lembro de nenhuma campanha ambiental recente levada com bom humor que tenha atingido esse sucesso do Xixi no Banho. O medo do backlash é maior do que tudo. Atualmente está na moda sacadinhas. As pessoas estão bebendo das mesmas referências, então fica tudo meio igual, seguindo um mesmo formato.”, analisa Edu Lima.

Para além do xixi: críticas e legado

“Não precisamos nos levar tão a sério o tempo inteiro.”

Apesar do sucesso, “Xixi no Banho” também recebeu críticas. Estudiosos argumentam que a campanha colocava toda a responsabilidade ambiental no indivíduo, sem questionar o papel das grandes indústrias e do poder público no desperdício de água.

Outra observação é que, apesar de ter sido criada para a SOS Mata Atlântica, a relação direta entre economia de água e preservação da floresta não ficou tão evidente na comunicação.

O legado: 15 anos depois, “Xixi no Banho” continua sendo referência quando se fala em campanhas ambientais que geram impacto real. Eduardo Lima acredita que seu maior ensinamento é simples: “Acho que Xixi no Banho deixa o ensinamento de que não precisamos nos levar tão a sério o tempo inteiro. Ou só é permitido transitar pelo humor quando o assunto é um meme?”

Em um cenário onde campanhas ambientais muitas vezes parecem distantes da realidade das pessoas, “Xixi no Banho” mostrou que soluções simples – se comunicadas de forma criativa – podem gerar engajamento genuíno. Seu maior legado talvez seja lembrar que, mesmo diante de temas sérios como a crise ambiental, uma pitada de irreverência pode ser o ingrediente que falta para transformar consciência em ação.

CRÉDITOS

Agência – F/Nazca S&S

Direção de criação – Fábio Fernandes e Eduardo Lima

Criação – Eduardo Lima e João Linneu

RTV – Regiani Pettinelli

Produtora de Som – Tesis

Produtor de Som – Silvio Piesco

Cliente – Fundação SOS Mata Atlântica

Direção – Fernando Sanches

Produção – Prodigo Films

Direção de Arte – Vanessa Lobo e Felipe Jornada

Animação 2d (personagens) – Bianca Beneduci e Massao Assaga

Composição – Massao Assaga e Fernando Sanches

3d – Felipe Jornada e Alexandre Jum

Assistente de direção e finalização – Juliana Cabral

Concepts dos Personagens – Bianca Beneduci

Concepts dos Banheiros – Felipe Jornada, Vanessa Lobo, Rodrigo Leão e Joy Passarelli

Montagem – Fernando Sanches e Alexandre Boechat

Coordenação de Pós Produção – Ale Coes e Ciça Piazza

Assistentes de finalização – Leandro e Paulão

Atendimento – Renata Corrêa e Doralice Sander

Produção executiva – Francesco Civita



Na série <em><a href="https://www.b9.com.br/tag/classicos-que-mudaram-o-jogo"><strong>Clássicos que Mudaram o Jogo</strong></a></em>, revisitamos campanhas que ultrapassaram a categoria “anúncio” e ajudaram a redefinir como a publicidade conversa com o mundo. São peças que marcaram época e ainda provocam debates sobre criatividade, tecnologia e cultura.<div class="o-social-float o-social-float--horizontal"><a class="o-social-float__icon js-open-comment" href="#"><svg viewBox="105.1996 236.2722 24 23.6905" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg">
  <g id="_01_align_center" data-name="01 align center" transform="matrix(1, 0, 0, 1, 105.19958305358887, 236.27225494384766)">
    <path d="M21,0H3A3,3,0,0,0,0,3V20H6.9l3.808,3.218a2,2,0,0,0,2.582,0L17.1,20H24V3A3,3,0,0,0,21,0Zm1,18H16.366L12,21.69,7.634,18H2V3A1,1,0,0,1,3,2H21a1,1,0,0,1,1,1Z"/>
    <rect x="6" y="5" width="6" height="2"/>
    <rect x="6" y="9" width="12" height="2"/>
    <rect x="6" y="13" width="12" height="2"/>
  </g>
</svg><span class="o-social-float__icon-count js-comment-count-horizontal"><hyvor-talk-comment-count
            instance="https://talk.hyvor.com"
            website-id="10957"
            page-id="172140"
    ></hyvor-talk-comment-count></span></a> <a class="o-social-float__icon js-open-social-share" href="#"><svg viewBox="184.52 177.1214 24.0013 20.5866" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg">
  <path d="M 207.522 177.122 C 206.97 177.122 206.522 177.57 206.522 178.122 C 206.519 181.434 203.835 184.119 200.522 184.122 L 194.692 184.122 L 194.692 182.536 C 194.692 180.996 193.025 180.035 191.692 180.805 C 191.541 180.892 191.402 180.999 191.278 181.122 L 185.399 187.001 C 184.228 188.172 184.228 190.071 185.399 191.243 L 191.278 197.122 C 192.367 198.21 194.226 197.712 194.624 196.225 C 194.669 196.056 194.692 195.883 194.692 195.708 L 194.692 194.122 L 199.522 194.122 C 204.491 194.116 208.517 190.09 208.522 185.122 L 208.522 178.122 C 208.522 177.57 208.075 177.122 207.522 177.122 Z M 192.692 195.708 L 186.813 189.829 C 186.423 189.438 186.423 188.805 186.813 188.415 L 192.692 182.536 L 192.692 185.122 C 192.692 185.674 193.14 186.122 193.692 186.122 L 200.522 186.122 C 202.82 186.123 205.006 185.134 206.522 183.408 L 206.522 185.122 C 206.518 188.986 203.387 192.118 199.522 192.122 L 193.692 192.122 C 193.14 192.122 192.692 192.57 192.692 193.122 L 192.692 195.708 Z" style="transform-origin: 196.521px 187.415px;" transform="matrix(-1, 0, 0, -1, -0.000030517578, 0)"/>
</svg></a><ul class="o-social-float__btns-content"><li><a class="js-copy-link" href="#"><svg viewBox="222.4946 241.3896 23.9967 23.9985" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg">
  <path d="M 126.975 89.884 C 126.745 89.654 126.529 89.402 126.334 89.136 C 126.009 88.69 126.107 88.064 126.554 87.739 C 127 87.414 127.625 87.512 127.951 87.958 C 128.08 88.136 128.225 88.307 128.388 88.469 C 129.191 89.272 130.258 89.714 131.393 89.714 C 132.528 89.714 133.596 89.272 134.398 88.469 L 139.898 82.969 C 141.555 81.312 141.555 78.615 139.898 76.958 C 138.241 75.301 135.544 75.301 133.887 76.958 L 132.829 78.016 C 132.438 78.407 131.806 78.407 131.415 78.016 C 131.024 77.625 131.024 76.993 131.415 76.602 L 132.473 75.544 C 134.91 73.106 138.875 73.106 141.312 75.544 C 143.749 77.981 143.749 81.946 141.312 84.383 L 135.812 89.883 C 134.632 91.064 133.062 91.714 131.393 91.714 C 129.724 91.714 128.154 91.064 126.975 89.884 L 126.975 89.884 Z M 125.393 97.714 C 127.063 97.714 128.632 97.064 129.812 95.883 L 130.87 94.825 C 131.261 94.435 131.261 93.802 130.87 93.411 C 130.48 93.02 129.847 93.021 129.456 93.411 L 128.397 94.469 C 127.594 95.272 126.527 95.714 125.392 95.714 C 124.257 95.714 123.19 95.272 122.387 94.469 C 121.584 93.666 121.142 92.599 121.142 91.464 C 121.142 90.329 121.584 89.261 122.387 88.459 L 127.887 82.959 C 128.69 82.156 129.757 81.714 130.892 81.714 C 132.027 81.714 133.095 82.156 133.897 82.959 C 134.057 83.12 134.203 83.291 134.333 83.469 C 134.657 83.916 135.282 84.016 135.73 83.69 C 136.177 83.365 136.276 82.74 135.951 82.293 C 135.761 82.031 135.546 81.78 135.312 81.546 C 134.131 80.364 132.561 79.714 130.892 79.714 C 129.223 79.714 127.653 80.364 126.473 81.545 L 120.974 87.045 C 119.793 88.225 119.143 89.795 119.143 91.464 C 119.143 93.133 119.793 94.703 120.974 95.883 C 122.154 97.064 123.723 97.714 125.393 97.714 Z" transform="matrix(1, 0, 0, 1, 103.35159301757812, 167.67413330078125)"/>
</svg></a></li><li><a class="js-share-button" href="https://web.whatsapp.com/send?text=https://www.b9.com.br/172140/xixi-no-banho-15-anos-titanium-lions/"><svg viewBox="135.4042 255.0624 23.885 24" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg">
  <g id="WA_Logo" transform="matrix(1, 0, 0, 1, 135.3471508026123, 255.06238555908203)">
    <g>
      <path style="fill-rule:evenodd;clip-rule:evenodd;" d="M20.463,3.488C18.217,1.24,15.231,0.001,12.05,0    C5.495,0,0.16,5.334,0.157,11.892c-0.001,2.096,0.547,4.142,1.588,5.946L0.057,24l6.304-1.654    c1.737,0.948,3.693,1.447,5.683,1.448h0.005c6.554,0,11.89-5.335,11.893-11.893C23.944,8.724,22.708,5.735,20.463,3.488z     M12.05,21.785h-0.004c-1.774,0-3.513-0.477-5.031-1.378l-0.361-0.214l-3.741,0.981l0.999-3.648l-0.235-0.374    c-0.99-1.574-1.512-3.393-1.511-5.26c0.002-5.45,4.437-9.884,9.889-9.884c2.64,0,5.122,1.03,6.988,2.898    c1.866,1.869,2.893,4.352,2.892,6.993C21.932,17.351,17.498,21.785,12.05,21.785z M17.472,14.382    c-0.297-0.149-1.758-0.868-2.031-0.967c-0.272-0.099-0.47-0.149-0.669,0.148s-0.767,0.967-0.941,1.166    c-0.173,0.198-0.347,0.223-0.644,0.074c-0.297-0.149-1.255-0.462-2.39-1.475c-0.883-0.788-1.48-1.761-1.653-2.059    s-0.018-0.458,0.13-0.606c0.134-0.133,0.297-0.347,0.446-0.521C9.87,9.97,9.919,9.846,10.019,9.647    c0.099-0.198,0.05-0.372-0.025-0.521C9.919,8.978,9.325,7.515,9.078,6.92c-0.241-0.58-0.486-0.501-0.669-0.51    C8.236,6.401,8.038,6.4,7.839,6.4c-0.198,0-0.52,0.074-0.792,0.372c-0.272,0.298-1.04,1.017-1.04,2.479    c0,1.463,1.065,2.876,1.213,3.074c0.148,0.198,2.095,3.2,5.076,4.487c0.709,0.306,1.263,0.489,1.694,0.626    c0.712,0.226,1.36,0.194,1.872,0.118c0.571-0.085,1.758-0.719,2.006-1.413c0.248-0.694,0.248-1.29,0.173-1.413    C17.967,14.605,17.769,14.531,17.472,14.382z"/>
    </g>
  </g>
</svg></a></li><li><a class="js-share-button" href="https://www.linkedin.com/shareArticle?mini=true&url=https://www.b9.com.br/172140/xixi-no-banho-15-anos-titanium-lions/&title=15 anos do primeiro Titanium Lions brasileiro: como “Xixi no Banho” fez história&summary=15 anos do primeiro Titanium Lions brasileiro: como “Xixi no Banho” fez história&sorce=@b9&text="><svg viewBox="103.3516 169.456 20.293 20.2922" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg">
  <path id="Path_2520" d="M17.291,19.073h-3.007v-4.709c0-1.123-0.02-2.568-1.564-2.568c-1.566,0-1.806,1.223-1.806,2.487v4.79H7.908   V9.389h2.887v1.323h0.04c0.589-1.006,1.683-1.607,2.848-1.564c3.048,0,3.609,2.005,3.609,4.612L17.291,19.073z M4.515,8.065   c-0.964,0-1.745-0.781-1.745-1.745c0-0.964,0.781-1.745,1.745-1.745c0.964,0,1.745,0.781,1.745,1.745   C6.26,7.284,5.479,8.065,4.515,8.065L4.515,8.065 M6.018,19.073h-3.01V9.389h3.01V19.073z M18.79,1.783H1.497   C0.68,1.774,0.01,2.429,0,3.246V20.61c0.01,0.818,0.68,1.473,1.497,1.464H18.79c0.819,0.01,1.492-0.645,1.503-1.464V3.245   c-0.012-0.819-0.685-1.474-1.503-1.463" transform="matrix(1, 0, 0, 1, 103.35159301757812, 167.67413330078125)"/>
</svg></a></li><li><a class="js-share-button" href="https://www.facebook.com/sharer.php?u=https://www.b9.com.br/172140/xixi-no-banho-15-anos-titanium-lions/"><svg viewBox="108.6591 134.0524 24 23.855" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg">
  <g transform="matrix(1, 0, 0, 1, 108.65908288955688, 133.97940063476562)">
    <path d="M24,12.073c0,5.989-4.394,10.954-10.13,11.855v-8.363h2.789l0.531-3.46H13.87V9.86c0-0.947,0.464-1.869,1.95-1.869h1.509   V5.045c0,0-1.37-0.234-2.679-0.234c-2.734,0-4.52,1.657-4.52,4.656v2.637H7.091v3.46h3.039v8.363C4.395,23.025,0,18.061,0,12.073   c0-6.627,5.373-12,12-12S24,5.445,24,12.073z"/>
  </g>
</svg></a></li><li><a class="js-share-button" href="https://telegram.me/share/url?url=https://www.b9.com.br/172140/xixi-no-banho-15-anos-titanium-lions/&text=15 anos do primeiro Titanium Lions brasileiro: como “Xixi no Banho” fez história"><svg viewBox="212.4441 270.0536 24 24" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg">
  <g id="Artboard" transform="matrix(1, 0, 0, 1, 212.44405364990234, 270.05355072021484)">
    <path style="fill-rule:evenodd;clip-rule:evenodd;" d="M12,0C5.373,0,0,5.373,0,12s5.373,12,12,12s12-5.373,12-12S18.627,0,12,0z    M17.562,8.161c-0.18,1.897-0.962,6.502-1.359,8.627c-0.168,0.9-0.5,1.201-0.82,1.23c-0.697,0.064-1.226-0.461-1.901-0.903   c-1.056-0.692-1.653-1.123-2.678-1.799c-1.185-0.781-0.417-1.21,0.258-1.911c0.177-0.184,3.247-2.977,3.307-3.23   c0.007-0.032,0.015-0.15-0.056-0.212s-0.174-0.041-0.248-0.024c-0.106,0.024-1.793,1.139-5.062,3.345   c-0.479,0.329-0.913,0.489-1.302,0.481c-0.428-0.009-1.252-0.242-1.865-0.442c-0.751-0.244-1.349-0.374-1.297-0.788   c0.027-0.216,0.324-0.437,0.892-0.663c3.498-1.524,5.831-2.529,6.998-3.015c3.333-1.386,4.025-1.627,4.477-1.635   C17.472,7.214,17.608,7.681,17.562,8.161z"/>
  </g>
</svg></a></li></ul></div>

transforme
sua marca
em conversa
com o B9

Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.