Google substitui blocos sólidos por gradientes no ícone "G" • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Google substitui blocos sólidos por gradientes no ícone “G”

Mudança no logo representa a maior atualização de identidade visual da empresa em quase 10 anos

por Carlos Merigo

O Google está implementando discretamente uma atualização em seu icônico logo “G”, trocando os tradicionais blocos de cores sólidas por um design com gradientes que se misturam sutilmente. A mudança, identificada pelo 9to5Google inicialmente nos aplicativos para iOS e Android, mantém as cores vermelha, amarela, verde e azul e o formato do “G”, mas com transições mais suaves entre os tons.

Por que importa: Esta é a primeira atualização significativa no ícone da empresa desde 2015, quando o Google abandonou o “g” minúsculo branco sobre fundo azul e adotou o atual “G” maiúsculo colorido.

A implementação da mudança está ocorrendo gradualmente. Até o momento, o novo gradiente foi observado somente no aplicativo Google Search para iOS e no app Google para Android (versão beta 16.18), enquanto outros produtos da empresa, como o favicon do Google Search na web e outros aplicativos, ainda mantêm o design anterior com blocos sólidos.

 Text, Number, Symbol

Tendência em gradientes

A mudança alinha o ícone “G” com outros produtos do ecossistema Google que já utilizam gradientes, como o Gemini (assistente de IA da empresa) e a nova interface do YouTube, que passou a usar um degradê vermelho-magenta.

O uso de gradientes representa uma evolução do “flat design” (design plano) que o própria Google ajudou a popularizar em 2013, quando abandonou os elementos tridimensionais em favor de designs mais simples e sem serifa – movimento que influenciou toda a indústria tech.

 logo, Text, Number, Symbol

Implementação silenciosa

O Google ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre a mudança, diferentemente de 2015, quando sua última grande reformulação de identidade visual foi acompanhada por uma extensa campanha explicando todos os detalhes da nova marca.

Ainda não está claro se outros aplicativos do Google, como Gmail ou Maps, também adotarão a estética de gradiente. A empresa também ainda não respondeu aos pedidos de esclarecimento sobre se esta será uma tendência de design mais ampla em seu ecossistema de produtos em 2025.

transforme
sua marca
em conversa
com o B9

Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.