O Google está implementando discretamente uma atualização em seu icônico logo “G”, trocando os tradicionais blocos de cores sólidas por um design com gradientes que se misturam sutilmente. A mudança, identificada pelo 9to5Google inicialmente nos aplicativos para iOS e Android, mantém as cores vermelha, amarela, verde e azul e o formato do “G”, mas com transições mais suaves entre os tons.
Por que importa: Esta é a primeira atualização significativa no ícone da empresa desde 2015, quando o Google abandonou o “g” minúsculo branco sobre fundo azul e adotou o atual “G” maiúsculo colorido.
A implementação da mudança está ocorrendo gradualmente. Até o momento, o novo gradiente foi observado somente no aplicativo Google Search para iOS e no app Google para Android (versão beta 16.18), enquanto outros produtos da empresa, como o favicon do Google Search na web e outros aplicativos, ainda mantêm o design anterior com blocos sólidos.
A mudança alinha o ícone “G” com outros produtos do ecossistema Google que já utilizam gradientes, como o Gemini (assistente de IA da empresa) e a nova interface do YouTube, que passou a usar um degradê vermelho-magenta.
O uso de gradientes representa uma evolução do “flat design” (design plano) que o própria Google ajudou a popularizar em 2013, quando abandonou os elementos tridimensionais em favor de designs mais simples e sem serifa – movimento que influenciou toda a indústria tech.
O Google ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre a mudança, diferentemente de 2015, quando sua última grande reformulação de identidade visual foi acompanhada por uma extensa campanha explicando todos os detalhes da nova marca.
Ainda não está claro se outros aplicativos do Google, como Gmail ou Maps, também adotarão a estética de gradiente. A empresa também ainda não respondeu aos pedidos de esclarecimento sobre se esta será uma tendência de design mais ampla em seu ecossistema de produtos em 2025.
A Natura anunciou seu maior investimento para o São João, apostando em uma colaboração musical inédita que reúne três gerações…
A Heineken transformou temidos workshops de team building em festas surpresa para assistir à Champions League, em uma ativação que…
A agência Leo Burnett Chicago levou o Grand Effie 2025 com uma das campanhas mais inusitadas já premiadas: "Blood Appétit",…
A Vitrine Filmes acaba de publicar online o primeiro teaser de O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho…
Uma seleção B9 para além dos presentes clichês como chocolates, ursinhos de pelúcia ou outras quinquilharias cringe
A Snickers acaba de lançar um novo capítulo de sua duradoura campanha global "You're Not You When You're Hungry" (Você…