E se os publicitários fossem divas pop? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

E se os publicitários fossem divas pop?

Lendas é o que não falta

por Heloísa Ribeiro / Diretora de Criação da FCB Brasil

– E Cannes, hein? Tá vendo as coisas?

– Tô. A ideia das legendas é demais, minha favorita. E a “Three Words” também. Acredita que ontem, na agência, comentei todo empolgado sobre essas ideias e os juniors nem tchum? Impressionante como não tão nem aí pra Cannes.

– É, bicho, a nova geração não tem o tesão em propaganda como a gente tinha na idade deles.

– Eu li num post que eles nem pensam tanto em sexo, vão lá ter tesão em propaganda…o negócio deles é TikTok.

– Kkkkk, imagina Fábio Fernandes fazendo um dueto de dancinha com a Lore Improta, para explicar o desce redondo da Skol?

– Nah, muito forçado. Acho que a GenZ aprenderia melhor sobre propaganda se, no dia 1 do estágio, o diretor de criação desse – antes do manual do estagiário, do Eugênio Mohallem -, uma tabela que compara os publicitários às divas do pop.

– Trend véia essa, hein? Mas com certeza o David Ogilvy seria a Enya.

– E Genz lá conhece Enya?

– Toda hora tem meme que viraliza com alguma trilha dela… mas não importa. Fato é que a gente não tem noção do tanto que a Enya e o Ogilvy influenciam a nossa vida. Os dois inventaram um estilo único, sólido. As tendências passam, as agências se fundem, os grupos acabam, mas a Ogilvy fica. Assim como não existe spa sem música da Enya, não existe propaganda sem a Ogilvy. Além do mais, os dois em questão se aposentaram e foram morar em castelos.

– Ok, mas sendo mais Genz… Quem é a Taylor Swift da propaganda?

– Putz…A Susan.

– Qual Susan? Credle? A que criou os M&Ms?

– Isso. As duas são loiras, americanas, têm um monte de fãs, são boas de estratégia.

– Elas também têm ótimos chapéus.

– Que comentário aleatório.

– Agora batalha de titãs: quem seria a Beyoncé? O David Droga ou o Marcello Serpa?

– Difícil. Os dois têm um legado impecável. Aparentemente são obcecados por excelência e têm um histórico de “não errarem nunca”. Talvez o David Droga seja o Lemonade, por causa do viés mais político, tipo no TAP Project. E o Serpa seja aquele visual álbum Dangerously in Love, por causa do refino estético e artístico (vide campanhas da Havaianas).

– Você não acha que o Dan Wieden dá pra Britney Spears no auge? O cara criou o “Just Do It” da Nike, que nada mais é do que o “Ops, I did it again” da propaganda.

– Os DPZ seriam as Destiny’s Child, por motivos óbvios.

– Óbvios.

– E a Madonna, quem seria?

– Ah, acho que depois daquela propaganda do Itaú, a turma da Africa adoraria ser a Madonna.

– Não, eu não imagino o Gordilho como a Madonna. O Washington é a Madonna. Os dois reinventaram o jogo. Ela, inventou o conceito de diva pop, ele de publicitário pop. Foda. Os dois têm, inclusive, sutiãs icônicos. O WO, o da Valisére. A Madonna, o do Gaultier.

– Nossa, que blá de planejamento. Ficou perfeito, adorei.

– Tá…e o homi?

– Acho que ele seria a nossa Mariah.

-Eu gosto muito do headline “Nizan: a Mariah Carey do Brasil”. Certamente um dos maiores e melhores.

– Defina maior e melhor.

– E tem mais: para além do trabalho incrível, os dois já viraram lendas. Não tem uma roda publicitária que não conte causos dele. A história do girassol, a do dia que ele demitiu todo mundo que chegou atrasado…dos gritos.

– Os gritos. Tá aí outra correlação com a Mariah.

– Mas e o Fábio Fernandes, hein? Saudades F/Nazca.

– Saudades… Muitos hits memoráveis. Skol, Brahma, Pipoca com Guaraná. Pô, quando ele saiu do mercado deixou um monte de gente de luto. Por isso ele é a Amy Winehouse.

– Por isso, mas pelo topete também.

– kkkk, melhor deixar o Fábio com a Lore Improta.

– Acho que nenhum 30 menos vai entender a propaganda assim. Mas pelo menos a gente se divertiu.

– Pelo menos a gente não tá no TikTok.



O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2025 será realizada de 16 a 20 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade