A Vale encontrou um jeito tecnológico de falar sobre preservação ambiental: escaneou folhas da Amazônia para criar floresta digital via inteligência artificial. A campanha “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, criada pela Artplan, marca 40 anos da mineradora no Pará tentando equilibrar narrativa entre extração mineral e conservação.
Com Gaby Amarantos narrando filme “poético e contemplativo”, a ação usa conceito “Há 40 anos estamos aqui, juntos, escutando tudo que a Amazônia fala”. Equipe criativa passou 5 dias em Belém (Ilha do Combu, Bosque Rodrigues Alves, Parque do Utinga) fotografando espécies nativas que viraram input para algoritmos de IA.
Por que importa: Em ano de COP 30 em Belém, Vale busca melhorar sua imagem ambiental. Usar IA para “recriar natureza sem interferir no ambiente” é tentativa de mostrar mineração tech-friendly – ignorando elefante na sala sobre impacto real da atividade.
O pacote completo do movimento:
Ricardo Weitsman, da Artplan, justifica uso de IA: “Foi usada como lente artística que amplia olhar humano. Fotografamos cada folha no local, sem retirar nada da natureza.”
O timing calculado:
Leandro Modé, diretor de comunicação da Vale, conta: “Queremos apresentar como praticamos mineração comprometida com conservação.” É rebranding ambiental via entretenimento e tecnologia.
Os shows:
Se campanha vai convencer público de que mineração e preservação podem coexistir harmonicamente é outra história. Por ora, Vale aposta que Mariah Carey cantando no Rio Guamá vale mais que mil relatórios de sustentabilidade.
CRÉDITOSAgência: Artplan
Anunciante: Vale
Campanha: Amazônia Live. Hoje e Sempre.
CCOs Grupo Dreamers: Rafael Gil, Rodrigo Almeida
CCOs Artplan: Rodrigo Almeida, Rafael Gil e Marcello Noronha
Direção Executiva de Criação: Ricardo Weitsman
Direção de Criação: Felippe Mendonça, Eric Ribeiro e Rafael Jardim
Criação: Ricardo Weitsman, Felippe Mendonça, Eric Ribeiro, Rafael Jardim, João Lima, Henrique Galvão, Raphael Brick, Pedro Chaves, Bruno Almeida e Saul Gervasio.
Conteúdo: Andressa Gomes, João Lima, Henrique Galvão e Renato Milhazes
Diretora Geral Artplan RJ: Ana Paula Sanchez
Head de Negócios e Atendimento: Cristiana Miranda
Diretora de Negócios e Atendimento: Priscila Correa
Gerente de Negócios e Atendimento: Mariana Loureiro
Supervisor de Negócios e Atendimento: Kaio Naziozeno
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Diretor Geral de Planejamento RJ: Lucas Cassol
Planejamento: Yuri Alcantara e Husani Santos
Diretora de Operações e Projetos: Cristiane Vianna
Diretora de Projetos: Aurora Blotta
Gerente de Projetos: Diego Silva, Carmem Cardoso, Vanessa Frulani, Fernanda Dias
Head Nacional de Mídia: Joana Chulam
Diretora Geral de Mídia: Sabrina Frota
Diretora de Mídia: Barbara Perrut
Mídia: Nathalia Lucas, Natalia Silva, Bruna Afonso
Head Nacional de Creative Data: Carolina Amorim
Creative Data: Leonardo Holtz, Felipe Mascarin
Diretora Geral de Producao: Camila Naito
Head Audiovisual: Felipe Cunha
Gerente Audiovisual: Angela Felicio
Equipe Vale:
Leandro Modé – Diretor de Comunicação e Marca
Paula Silvino – Gerente Geral de Marca, Publicidade e Mídias Digitais
Natalia Menezes – Gerente de Marca, Publicidade e Mídias Digitais
Adriana Monteiro – Analista de Comunicação (Publicidade e Mídias Digitais)
Flavia Toledo – Analista de Comunicação (Publicidade e Mídias Digitais)
Karem Pugliesi Analista Especialista (Mídia)
Produtora: Marahu Filmes
Direção: Thiago Pelaes
Montador: Lucas Blanco
Assistência de Montagem: Vini Silva
Produtora: Raw Audio
Direção Musical: Hilton Raw
Produção Musical: Hilton Raw; Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Produção Executiva: Carol Peternelli e Lu Fernandes
Coordenação: Robério Barbosa
Produção de fotos e KVs: Platinum FMD
A Vivo estreia sua campanha de fim de ano pedindo que as pessoas troquem mensagens por presença. O conceito, criado…
Se você tem aquele amigo que manda "podcasts" no WhatsApp, agora você tem um motivo para comemorar. A Heineken lançou…
Se você não pode vencê-los, compre uma parte deles. A Disney anunciou um acordo colossal com a OpenAI: um investimento…
A Espanha está cansada de brigar e a Campofrío sabe disso. A marca de embutidos, famosa por seus comerciais de…
Acabou a festa para o Dr. ChatGPT e as celebridades clonadas na Ásia. A Coreia do Sul anunciou que, a…
O fim de ano chegou e as seguradoras querem ser suas amigas. Bradesco Seguros lançou "A Descoberta", sua aposta para…