Chevrolet lança Spark elétrico no Brasil e promete “recarregar você” (não só a bateria)
GM aposta em bem-estar urbano para vender SUV elétrico com campanha que evita falar de autonomia e foca em "pausas"
A Chevrolet descobriu que brasileiro não quer saber de kilowatt-hora, quer saber de qualidade de vida. O novo Spark, SUV 100% elétrico da marca, chega ao Brasil com campanha “O SUV elétrico pra recarregar você” – focando em bem-estar urbano em vez de especificações técnicas.
Por que importa: Enquanto concorrentes brigam com números de autonomia e tempo de recarga, a Chevrolet foi pelo emocional. É aposta arriscada num mercado onde carro elétrico ainda é novidade cara e consumidor tem medo de ficar sem bateria no meio da Marginal.
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A campanha da WMcCANN usa a assinatura “Além de elétrico, Chevrolet”, basicamente dizendo: “relaxa, somos nós, não uma startup que você nunca ouviu falar”. Os 100 anos de história no Brasil viram argumento de venda – é o “pode confiar, sou tradicional” aplicado a tecnologia nova.
O filme mostra três situações urbanas estressantes (trabalho invadindo vida pessoal, trânsito, rotina sem pausas) onde o Spark aparece como “ponto de virada”.
Guilherme Arruda, diretor de marketing da GM, foi honesto na estratégia: “mobilidade elétrica vai além da tecnologia”. Tradução: sabemos que vocês têm medo de carro elétrico, então vamos falar de outras coisas.
A sacada digital é o SACSpark com Nath Cruz (@nathaliapontocruz), criadora de conteúdo que vai “descomplicar” carros elétricos. É a estratégia do “influencer explica” para millennial/Gen Z que tem dúvida mas vergonha de perguntar no Google.
O elefante na sala: a campanha evita completamente falar de preço, autonomia, infraestrutura de recarga – as três maiores barreiras para carro elétrico no Brasil. Em vez disso, foca em “design moderno” e “interior espaçoso” – coisas que carro a combustão também tem.
A estratégia “confiança” faz sentido. BYD e GWM (e outras) chegaram com força, mas consumidor tradicional ainda olha com desconfiança . Chevrolet joga a carta “somos daqui há 100 anos” – é nacionalismo corporativo disfarçado de tradição.
CRÉDITOS
Agência: WMcCANN
Cliente: GM – Chevrolet
Produto: Spark MY2026
Nome da campanha: Novo Chevrolet Spark – O SUV elétrico para recarregar você
Time do Cliente: Guilherme Arruda, Federico Wassermann, Felipe André, Viviane Gonçalves, Maiara Martines, Maria Raphaela Muhlbauer e Gustavo Aguiar
CEO: Renata Bokel
CSO: Carol Escorel
CCO: Hugo Rodrigues e Dani Ribeiro
ECD: Alessandra Sadock
Direção de criação: André Leotta
Diretores de criação associados: Marcus Mesquita e Erich Moreira
Criação: Guga Dias da Costa, Bruno Ugo e Fábio Brandão
CSO: Agatha Kim
Planejamento: Renato Duo, Gabriel Lopes e Gabriela Souza
Gerentes de Conteúdo: Tamyris Bueno, Lucas Munhoz e Rodrigo Yoshizumi
Conteúdo: Icaro Linconl, Tais Aragão, Cami Smid e Marcos Santos
VP de Negócios e Operações General Motors: Fernanda Marin
Atendimento: Fernanda Santa Rosa, Carolina Grecco e Gabriela Pinho
Chief Media Officer: André Scaciota
Mídia: Flavio Franco, Roberto Alves, Alex Osorio, Fernando Simões e Mariana Rafaela
Head de Dados: Vinicius Hamburgo
BI: Fabio Oliveira, Thiago Tiuzzi, Carla Ornelas, Tatiane Araujo, Juliana Brunoro e Luanna Bernardo
Head de Produção Integrada: Gilberto Pires (Gibinha)
Produção Integrada: Camila Carrieri, Pedro Cerqueira, Karina Oliveira, Vanessa Jorge, Joyce Franca, Paula Buttler e Cristiane Leopacci
Direção: Manimou
Produção Executiva: Fernando Carvalho
Coordenação de Produção: Fernanda Hlataki
Assistente de Coordenação: Giovana Ferrari
Atendimento: Stella Shinyashiki
Direção de Fotografia: Fernando Bertoluci
1ª AD: Gustavo Biolcatti dos Santos
2ª AD: Bella Magalhães
1o Assistente de Câmera: Mauro Imperatrice
2o Assistente de Câmera: Julia Braga
Logger: Daniel Smith
Video Assist: Yuri Fernandes
Diretor de Produção local: André Macedo
Diretor de Produção: Eduardo Ramos
Produtora: Sarah Awad
Direção de Arte: Pedro Henrique Alves de Menezes
Produtor de Objetos: Lorena Maruch e Luma Zaulo
Produtor de Elenco: Lou Fernandes
Produtor de Locação: Carol Monteiro, Carol Durães e Dandara
Make: Renata Vilela
Figurinista: Caroleta Maurício e Julia Lynn
Head de Pós-produção: Ricardo Quintela
Montador: Alberto Cardoso, AMC
Montador Running + Features: Tony Tiger
Pós-produção: Post It VFX
Finalização: Ruffos Post
Color Grading: CORA post
Produtora de áudio: HEFTY
Produtor Musical: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Eduardo Rossi, Celso Moretti, Tuco Barini e Alan Lima
Atendimento: Debora Carvalho, Thais Gazoli, Karin Borba e Ana Peluzo
Coordenação: Larissa Durante e Douglas Freitas
Projetos: Carolina do Amaral e Karina Correa
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

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