Social Media é planejamento, criação ou o quê? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Social Media é planejamento, criação ou o quê?

por Daniel Sollero

Social

É até estranho pensar isso a essa altura do campeonato mas é uma pergunta que tem sido bastante feita em agências. O que é Social Media?

Onde essa área deve ficar? Em mídia? Em Planejamento? Em criação? Em Atendimento? Pois é.

Social Media apareceu no mundo publicitário e fez com que a estrutura das agências tivesse que ser repensada. Estruturas montadas antes da internet e que simplesmente acrescentaram uma área “digital” para não ter que mexer no resto hoje tem que pensar melhor no que isso siginifica. Se hoje a linha entre on e off line está cada vez mais tênue (muitos acreditam que ela nem exista mais), onde colocar Social Media?

Já vi de tudo em relação a Social media. O planejamento e a criação em social media estão intimamente ligados. Na verdade, é o que para mim fica mais claro no termo Planejamento criativo. E se juntar a parte de planejamento de mídia em que se define quais os pontos de contato que determinada campanha terá. Como fica?

Isso, para mim, já é indício suficiente para colocar uma área dedicada a isso. Mas o medo das agências é que com isso, mantenha-se (ou aumente) a barreira informal entre on e off line. Que a tal convergência não aconteça na agência.

Mas uma coisa não me sai da cabeça. A convergência vai surgir a partir do momento que todas as áreas da agência envolvam-se no planejamento, criação e mídia de uma ação. Já sabemos que planejar e depois acoplar a parte de redes sociais pode gerar ações estranhas.

Claro, várias ações boas foram feitas assim. Mas não acham que está na hora de testar de outra maneira? O grande problema é que na rotina da agência, de todo mundo ocupado todo tempo, conciliar as agendas acaba se tornando um martírio. E aí todos acabam perdendo. O hábito de colocar social media depois em uma ação também faz com que os responsáveis por Social Media na agência achem normal e acabem fazendo.

Então gostaria de fazer uma enquete. Onde você acha que Social Media deve ficar numa agência?

transforme
sua marca
em conversa
com o B9

Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.