What do you know about Brazil?

Canadenses falam sobre um país que, em alguns momentos, parece ser o nosso.

por Maria Ligia

Ah, o Brasil! Um pequeno país da América do Sul famoso por suas belas mulheres, seu futebol outrora premiado, sua linda capital Montevidéu e em sua maioria falante de espanhol. É sempre interessante ver como outras pessoas veem nosso país, uma sensação mais ou menos parecida com ouvir nossa própria voz numa gravação: dá pra reconhecer, mas sempre imaginamos que seria melhor.

Dessa vez, um grupo de estudantes brasileiros (suponho eu) da Brock University, no Canadá, perguntou para algumas pessoas: “O que você conhece sobre o Brasil?”. E por mais que sim, haja algumas confusões caricatas sobre quem somos nós, o resultado me pareceu bastante satisfatório. A impressão que tive é que a nossa “equipe de branding” está no caminho certo. Afinal, falaram das Cataratas do Iguaçu, de Brasília, da nossa diversidade cultural e até do boto cor-de-rosa.

A gente também pode escolher ficar indignado ou algo parecido sobre o quão absurdo é acharem que o Rio de Janeiro ainda é capital do nosso país (sim, já foi). Nesse caso, vale a pena pensarmos o contrário: o pouco que conhecemos sobre o Canadá, o fato de tratarmos o Oriente Médio como se fosse um só país onde mulheres usam burcas e homens são terroristas, ou acreditarmos que todo africano passa fome.

Compartilhe: