Chrome Web Lab no London Science Museum: Google além do browser

Chrome Web Lab no London Science Museum: Google além do browser

por Samanta Fluture

O Google lançou, em colaboração com o Science Museum de Londres, um novo projeto colaborativo chamado Chrome Web Lab. Funcionando no subsolo do museu, é um laboratório em que, tanto visitantes do local quanto pessoas online no site do projeto, podem manipular cinco instalações interativas que usam tecnologias como WebGL, WebWorks, Canvas e Javascript + V8.

Ao tornar possível a realização de aplicativos simples, amigáveis e interativos, o projeto divulga o Chrome e suas possibilidades criativas para além do browser.

Para participar online, acesse o site do Web Lab com a última versão do Chrome instalada e interaja em tempo real.

site do Web Lab com a última versão do Chrome instalada e interaja em tempo real.">compartilhe

Em recente viagem, tive a oportunidade de visitar o Chrome Web Lab e, junto aos visitantes e usuários do mundo todo, criei composições musicais de forma colaborativa, enviei mensagens ao cyberespaço, visitei o local em que moram as imagens na web, assisti aos retratos de pessoas sendo processados, traduzidos e desenhados na areia por robôs em tempo real, e viajei instantaneamente para lugares ao redor do mundo.

Abaixo, dê uma olhada em como estas instalações trazem à vida o que a internet tem de mais extraordinário e visa inspirar pessoas ao redor do mundo sobre as possibilidades da web e das tecnologias para criar coisas incríveis.

Universal Orchestra

Os web browsers de hoje permitem que muitas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo. Usando a seu favor a tecnologia WebSockets, essa instalação foi construída para que as pessoas tocassem instrumentos musicais colaborativamente, numa conversa musical ao processar e traduzir notas musicais tocadas em melodias, em tempo real.

weblabgoogle03-orchestra

Teleporter

Usando tecnologia de vídeo, essa instalação permite que você se transporte para qualquer parte do planeta. Com a ajuda de tecnologias como WebGL e Shaders, pequenos pedaços de vídeos foram dobrados em forma de cilindros, dando a experiência de explorar cenas panorâmicas 360º em tempo real.

weblabgoogle03-teleporter

Sketchbots

Uma foto é tirada do seu rosto e capturada por uma webcam via nova tecnologia no HTML5, o Canvas. A imagem, então, é transformada em linhas que formam um desenho do rosto. Estas linhas são as instruções para que os robôs, os Sketchbots, desenhem na areia.

weblabgoogle03-sketchbots

Data Tracer

Esse experimento permite enxergar aonde, de fato, moram as informações na web. Usando a ferramenta Traceroute, é possível gravar todos os servidores em que um pacote de dados passa em sua jornada até chegar ao seu destino final. O Data Tracer combina informações da ferramenta com um mapa do mundo virtual em 3D para mostrar estas localizações.

weblabgoogle03-datatracer

Lab Tag

Ao entrar no local, cada visitante ganha o Lab Tag, um cartão que contém uma identidade única e que conecta o ambiente offline com online, possibilitando que a pessoa salve todos os seus dados, criações e experimentos que realizou no Web Lab e compartilhe com os amigos.

O Lab Tag é lido antes do visitante usar cada instalação (tanto online quanto no museu), garantindo que todas as suas interações sejam guardadas e acessadas da forma mais simples possível.

weblabgoogle04-labtag
Compartilhe:
icone de linkCopiar link