Alma Beta e Trampos mapeiam carreira em mídias sociais no Brasil • B9

Alma Beta e Trampos mapeiam carreira em mídias sociais no Brasil

Pesquisa mostra quem são os profissionais da área no país, mostra situação financeira do mercado e elenca os expoentes

por Jacqueline Lafloufa
Capa - Alma Beta e Trampos mapeiam carreira em mídias sociais no Brasil

Jovem, menina e paulistana: se fosse preciso destacar um personagem para representar o profissional de mídias sociais no Brasil, essa seria a melhor descrição dele, segundo a pesquisa “O Raio X dos profissionais de Mídias Sociais no Brasil”, realizada pelo Trampos em parceria com a Alma Beta.

O estudo, que analisou 1037 pessoas de todo o Brasil, revela dados como perfil demográfico, faixa salarial, nível de satisfação com o mercado e com as empresas e até as principais influências desses profissionais que lidam com uma área tão recente, que está completando a sua primeira década de atuação.

Apesar da principal faixa etária desses profissionais ser jovem, entre 25 e 30 anos, eles são altamente qualificados: 47% possuem superior completo e quase 25% são pós-graduados. No quesito remuneração, contudo, a situação não reflete muito o esforço educacional. A média salarial entre quem atua com mídias sociais é de R$ 2.432, e homens ainda ganham mais do que mulheres, no geral (o que é uma pena).

alma-beta-trampos-raio-x-midias-sociais

alma-beta-trampos-raio-x-midias-sociais4
alma-beta-trampos-raio-x-midias-sociais2

Ainda assim, são profissionais em geral satisfeitos com o que fazem, com as empresas para as quais trabalham e até com a própria carreira. A maioria não tem intenções de trocar de emprego no próximo trimestre, e dentre os 38% que alegam estar em busca de uma nova oportunidade, a melhoria mais desejada é o aumento do salário, seguida por aprendizado na área e benefícios.

alma-beta-trampos-raio-x-midias-sociais5

Por ser uma área ainda muito nova, a pesquisa também ressalta a falta de profissionais ou cases admirados pelo mercado. “Um a cada dois profissionais de Mídias Sociais do país está trabalhando no escuro, sem grandes referências do que pode fazer ou até onde pode chegar”, destaca a pesquisa.

Entre os 38% dos entrevistados que citaram os expoentes do mercado em que eles estão ‘de olho’, o ‘nome’ mais mencionado foi a equipe responsável pelo Pinguim do Ponto Frio, disparado o case em que o setor mais fica de olho. Martha Gabriel, Edney Souza, Ian Black (New Vegas), Bia Granja (youPIX), Pedro Porto (Twitter), Tarcízio Silva (Social Figures) e Marcel Bely (Prefeitura de Curitiba) aparecem na sequência, como profissionais de excelência no mercado brasileiro.

“A juniorização dos departamentos de social media já é um fenômeno sabido, uma vez que agências de pequeno e médio porte oferecem baixos salários para a função e não têm atratividade para profissionais seniores. As consequências disso são evidentes: profissionais trabalhando no escuro, sem amparo técnico relevante e ávidos por trocar de emprego em busca de melhor remuneração”, opina Patrícia Moura, head de Mídias Sociais da Arabella e profissional da área há mais de 7 anos.

“No fim das contas, as marcas perdem em qualidade e fomentam um novo segmento de in houses, exatamente como acontece no caso do Ponto Frio – marca citada como um dos principais cases brasileiros atuais”, completa ela.

alma-beta-trampos-raio-x-midias-sociais6

O estudo também traz a lista dos cases nacionais mais lembrados – Ponto Frio, Guaraná Antártica, Prefeitura de Curitiba, Itaú e Netflix – bem como dados mais esmiuçados sobre o mercado. Para conferir na íntegra, basta acessar esse link.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link