Nova busca visual permite explorar o mundo sem digitar uma palavra

Com Blippar App, você poderá identificar qualquer objeto ao seu redor

por Samanta Fluture

O aplicativo Blippar é um dos mais populares quando se trata de sistemas de reconhecimento de imagens e ações publicitárias que misturam realidade aumentada em anúncios impressos ou embalagens.

Durante SXSW 2015, Blippar anunciou que, muito em breve, irá lançar uma nova versão de seu sistema. Desta vez o foco será em uma busca visual desvinculada às marcas. Essa atualização do aplicativo permitirá que os usuários identifiquem com o celular qualquer objeto físico ao seu redor.

Veja o exemplo da maçã abaixo:

blippar-app-dstblippar-app-1

Novo aplicativo Blippar permite que usuários identifiquem com o celular qualquer objeto físico ao seu redor.

compartilhe

Blippar Visual Search usa sistemas próprios de reconhecimento de imagem, banco de dados, realidade aumentada, geolocalização e inteligência artificial para tonar a busca de um usuário cada vez mais inteligente e personalizada.

Segundo Ambarish Mitra, CEO e fundador do Blippar, a empresa espera expandir seu serviço a ponto de complementar a busca textual de sites como Google ou Bing.

Dessa forma, sua usabilidade poderá ir muito além de apresentar conteúdos interativos em realidade aumentada para marcas, e sim fazer a diferença no dia a dia das pessoas, interagindo, pesquisando e explorando o mundo ao seu redor sem precisar digitar uma palavra.

Blippar quer ser o Google da busca visual e contextual. 

compartilhe

Por exemplo, ao acessar o aplicativo com a câmera do seu celular, será possível reconhecer desde produtos e embalagens como livros e DVDs até objetos aleatórios como frutas. Essa imagem digital captada pelo dispositivo irá ativar a base de dados da busca visual e apontar informações relevantes sobre o que foi pesquisado. São muitos os dados contextuais que podem ser acessados por aí.

blippar-app-2

Blippar Visual Search está com data de lançamento marcada para abril em iOS, Android e Windows Phone.

Compartilhe:
  • tags: