Facebook aconselha fazer upload de vídeo no lugar de usar links do YouTube

Está declarada a guerra

por Rafael Silva

Com o crescimento de tráfego de vídeos na plataforma, o Facebook se viu obrigado a melhorar suas ferramentas disponíveis. A rede social vem implementando nos últimos meses novos insights para vídeos e esta semana até liberou novas opções para publicação e distribuição de vídeos por páginas, duas coisas que fazem frente ao YouTube. E essa disputa com o site de vídeos do Google era até bem discreta. Até agora.

Segundo o The Next Web, ao colar um link do YouTube na caixa de post de uma página, um aviso passou a ser exibido dizendo que seria melhor fazer o upload direto para o Facebook. Este aviso também dá o motivo para isso: “as pessoas são mais propensas a assistirem vídeos nativos e você poderá ver seu sucesso nos Insights da página”.

facebook-video-link

Esse aviso não significa só que o Facebook quer roubar tráfego do YouTube, mas também seus criadores de conteúdo. O aviso não obriga o upload de vídeos, mas aposto que depois de vê-lo tantas vezes, o dono de uma página vai preferir enviar o arquivo para o Facebook em algum ponto.

O problema é que, diferente do YouTube, não há um detector de conteúdo no Facebook que automaticamente tire do ar vídeos com direitos autorais protegidos – algo que muitos criadores de conteúdo criticam bastante, já que seus vídeos estão aparecendo na rede social sem sua autorização. Se o Facebook quer realmente tomar o lugar do YouTube, eu posso apostar que esse vai ser o próximo passo.

Compartilhe: