Cases Gasparzinho e como a publicidade pode fazer o bem • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cases Gasparzinho e como a publicidade pode fazer o bem

Em uma época que a publicidade vira justiceira social, conheça seus preconceitos e procure se livrar deles

por Thais Fabris

Chega maio e a timeline fica assombrada pelo Gasparzinho, o fantasminha camarada. Aquele case lindo, que ajuda os menos favorecidos no caso, ajuda os criativos menos favorecidos por bons jobs no dia­ a­ dia a tentarem um leão em Cannes

.

Vamos solucionar os problemas do mundo ­ a fome, a pobreza, o câncer, a falta de segurança, a violência doméstica com boas ideias que nascem em brainstorms e duram o exato tempo de terem credibilidade o suficiente para serem inscritas em prêmios. Spoiler: não vamos. Nem precisamos.

Publicidade existe para ajudar produtos e serviços a serem conhecidos, considerados e comprados. Dá pra fazer isso e ainda ter mais impacto positivo no mundo do que aquele videocase bonitão que não mudou a vida de ninguém.

Algumas coisas que você pode fazer no dia­ a­ dia que não dão prêmio, mas neutralizam o bad karma:

Dê visibilidade para pessoas trans. A expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de menos de 30 anos e a violência contra elas é, em grande parte, causada pelo desconhecimento. Dar visibilidade, mostrar que são pessoas como a gente, aproxima e ajuda na aceitação.

Muito puxado pra sua marca? Que tal começar dando mais visibilidade para os gays, negros, gordos e outros grupos que a gente nunca vê na publicidade e que também sofrem preconceitos e são mortos todos os dias.

Pegue leve no Photoshop e não reforce padrões de beleza inatingíveis

Não use o corpo feminino como enfeite. Pergunte­ se o que a mulher está fazendo no seu layout/roteiro/ativação. Ela tem fala? Ela tem rosto? Ela tem opinião? Ou ela está ali só para deixar tudo mais bonito e atrair os olhares masculinos? Quando a gente usa uma mulher como objeto decorativo, está reforçando que este é o papel da mulher na sociedade. A mulher­-objeto necessariamente pertence a um homem e ele pode fazer o que quiser com ela. Inclusive matar e estuprar. Está na hora de pararmos de ajudar a construir isso.

Pegue leve no Photoshop e não reforce padrões de beleza inatingíveis. Diversos estudos comprovam a ligação entre transtornos alimentares e a apologia à magreza. E esses transtornos, como a anorexia e bulimia, estão os que têm maiores índices de mortalidade. Bastam 60 segundos de exposição a imagens de modelos muito magras para diminuir a auto­estima das mulheres.

E, finalmente, reveja a maneira como você se relaciona com as pessoas ao seu redor. Conheça seus preconceitos e procure se livrar deles. Ajude a tornar o ambiente em que você trabalha mais diverso e respeite as diferenças.

Nada disso vai te dar um leão nem mais dinheiro na conta, mas prometo que vai trazer outro tipo de riqueza

transforme
sua marca
em conversa
com o B9

Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.