SXSW 2017: A China está aprendendo (e muito rápido) a criar produtos de ponta • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2017: A China está aprendendo (e muito rápido) a criar produtos de ponta

Como o país pretende conquistar o mercado ocidental

por Luiz Yassuda

Numa palestra inusitada à primeira vista, o bastante ocidental Ben Bateman, do Indiegogo parecia bastante animado para apresentar ao mundo a China. Não que o país precise de qualquer apresentação, mas sua ótica sobre o desenvolvimento chinês acabou revelando um outro lado das empresas que crescem ferozmente do outro lado do mundo.

O que um representante de um importante site de crowdfunding tinha para nos dizer? Em poucas palavras, Bateman afirmava que a voracidade chinesa para criar novos produtos e ganhar território em mercados ocidentais estava ajudando a mudar a percepção do “Made in China”. Mais do que isso: em pouco tempo, “Designed in China” poderá ser uma razão de compra de um produto de tecnologia.

Exemplos não faltam: desde a compra da Segway pela rival chinesa Ninebot, que melhorou o segmento, aos novos drones que já possuem um líder de mercado nos Estados Unidos: a chinesa Ehang.

Segway – o produto à esquerda – após a compra pela Ninebot – que inventou a roda da direita.

O amadurecimento da indústria chinesa já era bola cantada há muito tempo, é claro. Poderíamos exemplificar com a fabricação de produtos de ponta, como os produtos da Apple, mas precisamos dar um passo atrás: é preciso entender o conceito de shanzhai nas culturas orientais.

A Ehang lançou o drone Ghost em campanha de crowdfunding para comprovar que teria demanda. Além dos 850 mil dólares obtidos com os usuários, a empresa ainda recebeu aporte de investimento.

Shanzhai é o termo que denomina o que chamamos pejorativamente de cópia barata. Na cultura oriental, no entanto, a cópia é valorizada: somente treinando exaustivamente a confecção de algo que pode ser a escrita de um ideograma ou um produto manufaturado é que se pode dominar completamente as nuances de um determinado segmento e então aperfeiçoá-lo.

Nos anos 1960, o Japão recebeu uma série de investimentos para fabricar de maneira mais barata as caixas de som dos rádios americanos e desenvolveu seu próprio conceito – o Walkman – na década seguinte para, a partir daí, tornar-se referência em tecnologia de ponta. A Coréia do Sul passou anos fabricando componentes e montando TVs de outras marcas para enfim tomar de assalto o mercado de telas a partir dos anos 2000, principalmente quando os tubos deram lugar às telas planas. E agora, segundo indicam algumas evidências, é a vez da China querer mostrar ao mundo um pouco de sua inventividade nos serviços de Internet e no mercado de hardware inteligente, com a vantagem de terem o maior complexo industrial do mundo para dar escala a diversas ideias.

E, pelo menos sob a ótica de um site de crowdfunding, estes produtos de criação 100% chinesa podem conquistar rapidamente o mercado ocidental.

Esse conteúdo é oferecimento da Apex-Brasil, que divulgará durante o SXSW 2017 a campanha Be Brasil, uma narrativa envolvente que promove um Brasil confiável, inovador, criativo e estratégico no mundo dos negócios. Saiba mais em www.bebrasil.com.br/pt

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.