SXSW 2017: O segredo é dar protagonismo ao que de fato importa • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2017: O segredo é dar protagonismo ao que de fato importa

Mudar o contexto que vivemos simplesmente mudando o foco

por Yugo Motta

É bem difícil definir o SXSW. É um festival de tecnologia? De criatividade? De música ou filmes? Me parece que essas definições restrigem muito o que rola por aqui. Talvez uma das melhores maneiras de entender o SXSW é a seguinte: se um assunto está alinhado com o espírito do tempo, ele está em Austin.

É um festival de contemporaneidade, do Zeitgeist. Isso significa que o conteúdo que rola por aqui, desde palestras até bandas, estão alinhadas ao contexto que vivemos. O festival respira as discussões mais relevantes hoje.

E uma palavra me chamou a atenção: protagonismo. Parece que dar a devida importância a alguns temas tem sido uma tônica desse zeitgeist que vivemos. De diferentes ângulos e viéses, esse termo não saiu da minha cabeça.

Por exemplo: Como a indústria do conteúdo deve se preparar para contar uma história para o usuário quando falamos de realidade virtual? Há décadas ele foi conduzido pelo diretor, roteirista ou jornalista a passivamente consumir o conteúdo. Eles sempre escolheram o melhor ângulo, posição da câmera, corte, viés da história. Mas e quando o consumidor pode escolher o caminho que deve percorrer? Quando ele toma as rédeas da história e decide se vai olhar para A ou B?

O zeitgest está pedindo. E o SXSW está escutando.

É um modelo novo de criação de conteúdo que pressupõe tantas possibilidades que já estão comparando documentários imersivos à complexidade das histórias de games. É um novo tipo de narrativa, focada no ser humano, dando protagonismo para ele. Será que estamos prontos, criadores e consumidores de conteúdo, para essa mudança?

Em Austin, falar de mudança é uma constante. Por isso uma empreendedora percebeu que uma mudança era necessária: apps de relacionamento emulam a sociedade que viemos onde se uma mulher toma a iniciativa, ela será julgada. Para transformar isso, criou o Bumble, uma rede social onde somente as mulheres podem tomar a iniciativa de falar com homens. Dando protagonismo para elas, a empreendedora começou a ressignificar o campo semântico de como deve ser um começo de relacionamento.

E, por fim, um painel brilhante de um grupo de brasileiros nos ensinou que transformar a maneira como a indústria de beleza vende um produto pode ser bom para a marca e para a sociedade. A Avon, em parceria com a consultoria Think Eva, mostrou seu case onde estampou pessoas reais, de verdade, trans, negros e gays para vender um BB Cream. Transformaram radicalmente a ideia de público alvo e deram protagonismo a quem era invisível. E no final das contas, ainda tiveram números expressivos de resultados.

É ou não a hora de dar protagonismo ao que de fato importa? Mudar o foco? O zeitgest está pedindo. E o SXSW está escutando.

Esse conteúdo é oferecimento da Apex-Brasil, que divulgará durante o SXSW 2017 a campanha Be Brasil, uma narrativa envolvente que promove um Brasil confiável, inovador, criativo e estratégico no mundo dos negócios. Saiba mais em www.bebrasil.com.br/pt

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.