Crayola New Blue

Novo tom de azul, descoberto por acidente, vai virar giz de cera

Crayola quer colocar o YInMn Blue na sua casa, mas antes ele precisa de um nome melhor

por Carlos Merigo

Há quase um ano, falamos aqui de um novo tom de azul, descoberto por acidente por cientistas na Universidade do Oregon, nos Estados Unidos. Com uma mistura de manganês, índio e ítrio a cerca de 1200 ºC, criaram o YInMn Blue. O último pigmento azul tinha sido revelado há mais de 200 anos.

A nova cor será lançada no mercado pela empresa Sheperd Color, e incluída no Forbes Pigment Collection, do Museu de Arte de Harvard, responsável pela catalogação e história das cores do mundo, com pigmentos que datam da Idade Média.

Mas agora, a Crayola deu um jeito bem fácil de você ter esse novo azul em casa: o transformou em giz de cera. Antes de colocar no mercado, porém, a empresa quer dar um nome pra nova cor. Vamos combinar que YInMn Blue não é, exatamente, vendedor.

Para tanto, organizaram um concurso para coletar sugestões de nomes. Só é válido para residentes nos Estados Unidos, mas é bom ficar de olho no resultado, pois certamente será o título pelo qual a cor será pra sempre conhecida.

O YInMn Blue ainda está em fase de testes pela Sheperd Color, mas logo deve ficar a disposição da indústria automativa e de tintas, por exemplo.

Compartilhe: