Conheça as Fórmulas SAE e as equipes estudantis de carros elétricos

Universidades ajudam a fomentar o carro do futuro

por Luiz Yassuda

Uma grata surpresa cobrindo a Fórmula E foi conhecer algumas equipes estudantis que desenvolvem modelos para competições conhecidas como Fórmula SAE.

O que são as Fórmulas SAE? São competições nacionais e internacionais envolvendo universidades. Cada equipe deve desenvolver um carro que tenha performance (velocidade, dirigibilidade) num bom custo-benefício, o que implica em fazer o melhor carro envolvendo o menor gasto de dinheiro e materiais possível.

Durante as provas de Berlim, estavam expostos os atuais campeões alemães de Fórmula SAE. Além disso, acompanhava a trupe brasileira no local a capitã da Faraday Racing, equipe da Universidade Federal Fluminense (UFF), que no ano passado obteve o 5º lugar aqui no Brasil e que conseguiu recentemente o financiamento coletivo para continuar participando da competição na modalidade elétrica.

Além da competição elétrica, há também uma para carros à combustão. Entretanto, o interesse crescente pela tecnologia do carro elétrico tem colocado grande atenção na nova categoria, que nasceu na última década. Tal união entre academia e fabricantes pode ser testemunhada no número de patrocinadores nos carros alemães, colocados aqui no vídeo do post.

Se interessou pelo assunto? Veja também mais sobre a competição brasileira, que acontece em novembro/2017 em Piracicaba.

Compartilhe: