“Feminipsum”: o Lorem Ipsum que conscientiza contra o machismo na publicidade

Preencha seus layouts com mensagens úteis, em vez do velho gerador de lero lero de sempre

por Soraia Alves

Tem crescido o número de pesquisas, ações e propostas cujo foco é expor o machismo dentro do mercado da comunicação e, consequentemente, promover uma mudança nesse cenário.

Entre os mais recentes, temos o Projeto Domina, criado pela assistente de arte Luiza Lopes e sua parceira assistente de redação Vitória Ferrari, ambas funcionárias da  J. Walter Thompson, em Porto Alegre. A intenção é promover ações práticas que ajudem na conscientização do mercado publicitário a respeito da representatividade feminina tanto nos trabalhos apresentados quanto no ambiente de trabalho.

“Fizemos um site de Lorem Ipsum onde os textos para usar de marcação não são qualquer texto em latim, mas na verdade um manifesto sobre o machismo e a falta de mulheres no mercado publicitário”, conta Luiza.

Feminipsum, usa caracteres que quase sempre passam despercebidos para transmitir mensagens criativas e importantes. Ele funciona como qualquer site de Lorem Ipsum onde as pessoas podem pegar um texto para usar de marcação em layouts ou peças gráficas. A diferença é que nesse caso, os textos trazem mensagens úteis.

A ideia e desenvolvimento do Feminipsum veio depois de as criadoras passarem por situações machistas tanto no ambiente de trabalho quanto na criação de peças publicitárias.

O projeto lembra outras ações com o mesmo propósito, como o “Esse Case É Foda”, que também foi criado entre a parceria de mulheres profissionais de estados do Nordeste a fim de mapear a realidade sobre o tema nas agências de publicidades.

Compartilhe: