Hospital francês utiliza VR para ajudar pacientes em salas de emergência • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Hospital francês utiliza VR para ajudar pacientes em salas de emergência

Tecnologia distrai e melhora tolerância à dor em tratamentos específicos

por Ana Roza

Ao mesmo tempo em que coloca milhares de pessoas na final da NBA, o VR também pode ser utilizado para outras prioridades humanas, como a capacidade de passar por uma sala de emergência sem ficar traumatizado. Os médicos do Hospital St. Joseph, na França, decidiram realizar um estudo com realidade virtual em suas salas de emergência para ajudar seus pacientes. Como resultado, a tecnologia se mostrou uma distração eficiente, tanto para a ansiedade das pessoas quanto para a dor. E os médicos acreditam que ela pode fazer muito mais, desde incorporar tratamentos atuais até diminuir a ingestão de analgésicos.

Ainda em testes, o programa utiliza óculos de realidade virtual simples, como os de vídeo games. Com eles, os médicos programam ambientes calmos, como montanhas ou referências zen. O cérebro então fica distraído o suficiente, com estímulos visuais e auditivos, em vez de prestar atenção no tratamento – por exemplo, um ombro deslocado sendo colocado no lugar.

Segundo o Dr. Olivier Ganasa, responsável pelo departamento de emergências do hospital, em 10 anos tecnologias como essa serão procedimentos comuns em salas de atendimento médico. Mas o VR pode fazer mais do que distrair as pessoas, sugerem pesquisadores. A realidade virtual pode ser uma forma de reprogramar o sistema nervoso e a forma como nosso corpo lida com a dor, além de ajudar no controle de  ingestão de analgésicos por pessoas com doenças crônicas.

Outras pesquisas do gênero podem ser lidas aqui.

Em casos específicos, o uso de realidade virtual é combinada com outra forma de tratamento, como terapias cognitivas. Os resultados mostram que essa pode ser uma ferramenta bastante útil dentro de terapias de condicionamento e exposição, que são uma forma de ajudar o paciente a mudar sua resposta à dor. Esse tipo de tratamento é utilizado para doenças como enxaquecas ou fibromialgia.

Os estudos ainda estão dentro do campo de hipóteses. Todos os resultados são casos isolados, que ainda precisam de testes em grupos maiores. Ainda assim, exemplos como o departamento de emergência de St. Joseph mostram as possibilidades que o VR traz para diferentes áreas, principalmente por ser uma tecnologia acessível.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro