Tech

Mozilla está trabalhando em navegador controlado por voz

Chamado de "Scout", projeto aparece listado em encontro de desenvolvedores

por Ana Roza

A Mozilla continua a buscar uma forma de melhorar a popularidade do seu navegador, Firefox, e pagar os boletos. Agora, a organização está trabalhando em um navegador controlado por voz, chamado “Scout”. A informação foi divulgada através de uma lista de assuntos em um encontro de desenvolvedores. O projeto aparenta estar em fase inicial, mas dará liberdade para usuários navegarem sem o uso de teclado ou mouse.

“Scout” parece ser uma pequena ideia nascendo. Na divulgação do evento “All Hands 2018 – São Francisco”, os desenvolvedores irão definir qual a arquitetura, componentes e ferramentas necessárias para sua criação. A conferência em si é caracterizada como uma oportunidade para encontrar profissionais da área e trabalhar em soluções futuras.

 

ASSISTENTE PESSOAL x NAVEGADOR

Em dados divulgados no início do ano, o Firefox foi o terceiro colocado entre browsers do mundo, com apenas 7,36% em participação de mercado. Em escala mundial, o navegador preferido continua sendo o Chrome (57,43%), seguido pelo Safari (16,43%). Os navegadores pertencem ao Google e a Apple, respectivamente, ambas empresas que já correm como também dentro do mercado de assistentes de voz.

Apesar da Mozilla não comentar diretamente o assunto, a CNET acredita que essa é sua forma de iniciar algo com tecnologia de voz. Escolher aplicar essa construção em seu próprio navegador em vez de uma assistente pessoal complexa, como a Alexa, é um forma inteligente (e mais realista) de se manter atual.