Cannes Lions 2018: Campanha para preservação de ilha na Oceania leva 2 GPs para casa • B9

Cannes Lions 2018: Campanha para preservação de ilha na Oceania leva 2 GPs para casa

“Palau Pledge” foi escolhida a melhor campanha nas categorias de Titanium e Sustainable Development Goals do festival

por Pedro Strazza

Uma minúscula campanha para a preservação de uma das pequenas ilhas nações da Oceania está dando o que falar no Cannes Lions 2018. Criado pela agência australiana Host/Havas, o projeto “Palau Pledge” já arrebatou dois Grand Prix nas categorias de Titanium e Sustainable Development Goals (SDG) e quase levou um terceiro em Brand Experience & Activation – onde acabou “apenas” com um Leão de Ouro. Além disso, a equipe australiana recebeu ainda mais seis Leões pela ideia e execução das peças.

A campanha deu o que falar por conta da forma como ela vem conseguindo resolver um problema ambiental histórico na ilha de Palau, que graças ao grande número anual de turistas encara uma verdadeira epidemia de poluição. Para reverter a situação, foi criado a “Palau Pledge”, um termo obrigatório que todo visitante tem que assinar em seu passaporte antes de entrar na nação e propõe que eles se responsabilizem por sua “passagem ambiental” no território. Além do carimbo no documento – que você pode conferir as resoluções no case em vídeo acima – a agência também criou ações de publicidade que promovem a conscientização dos turistas, a exemplo do filme abaixo que é exibido em todo voo para Palau.

“Um monte de coisas que foram premiadas eram na verdade sobre distribuir ideias de mão em mão, mas quando você olha para o ato de tirar e carimbar um passaporte no programa ‘Palau Pledge’, isso se torna parte de uma experiência de vida.” diz Colleen DeCourcy, CCO da Wieden + Kennedy e presidente do júri da categoria Titanium – que determina as peças que farão a indústria publicitária mudar de direção – sobre a escolha da campanha como vencedora; “Você leva isso com você, então qualquer um que visite Palau vai ficar com a ideia e os valores que ela representa na cabeça”.

Já Mark Tutssel, CCO global da Leo Burnett e presidente do júri de SDG, justificou a decisão do júri de SDG afirmando que a comissão estava “procurando por atos e não comerciais. Nós estávamos procurando por ideias grandes e novas que fizeram seu caminho na cultura e mudaram a mentalidade coletiva, permitindo que as pessoas participassem dela como conceito.”. O executivo também elogiou a beleza da execução e o potencial da campanha australiana.

Na categoria de Brand Experience, a campanha perdeu o GP para o Today at Apple, projeto da Apple que prevê sessões educacionais abertas sobre diversos temas e áreas em todas as suas unidades oficiais – saiba mais aqui.

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