Social Media

Propagandas do YouTube permitirão que você compre ingressos e até agende viagens

Novo sistema interativo tornaria os anúncios do site em uma plataforma de vendas e agendamentos

por Matheus Fiore

A menos que você recorra a extensões não oficiais ou aos planos de assinatura da marca, não há nenhuma forma de escapar das propagandas do YouTube. A plataforma, porém, está desenvolvendo uma forma de tornar seus anúncios mais úteis para o consumidor, e fará isso permitindo interação com os comerciais. E não será uma interação qualquer, já que todas serão customizadas de acordo com o produto ou serviço anunciado.

Se você vir um anúncio de um filme, a propaganda te dará a opção de comprar ingressos para assistir ao filme nos cinemas próximos. Se vir uma propaganda de uma agência de viagens ou hotel, o anúncio disponibilizará a opção de agendar uma viagem. Será possível até baixar livros ou aplicativos anunciados no vídeo.

A chegada do novo sistema de anúncios foi anunciada por meio de um post no blog do próprio YouTube. Por haver espaço para a interação, a novidade provavelmente asseguraria que parte maior do público assistisse aos anúncios até o fim – hoje, quase todos nós clicamos em “pular” assim que o botão é liberado.

Vale lembrar que o YouTube tem passado por diversas atualizações recentes. No mês passado, a empresa confirmou que o YouTube Gaming seria desativado para ceder lugar a uma nova seção dentro do próprio site, fazendo com que a ala de jogos do YouTube se assemelhe mais ao Twitch. É de se esperar, então, que a plataforma continue recebendo atualizações que visem manter o público nela e fazer os usuários interagirem e investirem mais a partir das ferramentas disponibilizadas.