Clicky

Sears deve declarar falência nos próximos dias

Sears deve declarar falência nos próximos dias

Rede de lojas de departamento acumulou uma dívida de mais de 130 milhões de dólares que precisa (mas não vai) ser paga até o dia 15 de outubro

por Pedro Strazza

Antes uma das lojas de departamento mais fortes do mercado, a Sears hoje encontra-se perto do ato de fechar as portas. De acordo com a Bloomberg, a rede que é controlada hoje pela Sears Holding Corp estaria se preparando para entrar com o pedido de falência neste final de semana, depois de seu atual CEO Eddie Lampert ter procurado nos últimos anos todas as alternativas no mercado para evitar o fim.

De acordo com o veículo, a estratégia de Lampert agora seria a de encontrar um acordo que preserve os seus acionistas dentro de uma eventual reestruturação, estando à procura de financiamento que trouxesse fundos para permitir a operação da empresa durante o processo de falência. Os motivos que levam a companhia a jogar a toalha são meio óbvios: a Sears atualmente carrega uma dívida de 134 milhões de dólares, que deve bater a validade no próximo dia 15.

A empresa já vem tomando medidas para se preparar pelo período de crise final. Além de ter contratado uma nova firma de advocacia, como bem reportou o Wall Street Journal, ela também nomeou Alan Carr, um executivo com experiência em reestruturações administrativas, para um dos lugares de sua diretoria e anda à procura de um empréstimo de falência. As ações da Sears, vale acrescentar, perderam 90% do valor no último ano na bolsa.

Além de ter sido por muito tempo uma das principais lojas de departamento nos Estados Unidos, batendo de frente com rivais como a Target, o Walmart e a Best Buy, a Sears também é conhecida pelos brasileiros por ter possuído filiais no país entre os anos 60 e 80 – a última loja da marca no Brasil foi fechada no distante 1984.

Compartilhe: