B9 / Podcasts

Gente · #18

Crianças na pandemia

Gente Investiga #18 reflete sobre a realidade atual das crianças e o futuro da geração

Publicado em 9 jun 2021
Na conversa Agê Barros
Crianças na pandemia

Assista no YouTube ou ouça no seu app de podcasts preferido.

Como esse período de exceção em que estamos vivendo está impactando a vida e o desenvolvimento das crianças? No novo episódio de Gente Investiga, "Crianças na Pandemia", o sociólogo Túlio Custódio comanda o papo com a psicóloga Carolina Martins, que aborda temas que mostram como a infância vivida nos moldes atuais pode impactar o entendimento dos pequenos sobre sua participação no mundo. Os envolvidos falam ainda sobre frustração, segurança alimentar, equilíbrio emocional para lidar com o luto e internet. Para conferir o conteúdo na íntegra acesse aqui.

Um dos pontos abordados no podcast é a importância de reconhecer a voz das crianças a fim que elas se sintam parte ativa da comunidade. Especialmente neste momento de isolamento e com tantas restrições, é preciso saber desenvolver diariamente ferramentas para lidar com novas rotinas, o noticiário e tudo o que o envolve. Para Túlio, “a gente aprende muitas coisas durante a infância: que existimos, que o mundo existe e que existem outras pessoas. Mas o cenário atual veio para obrigar adultos e crianças a repensarem absolutamente tudo”, diz ele, que complementa, “a pandemia não determina nada sobre o futuro, mas sim sobre o presente. E a infância é a época da vida em que a criança mais absorve conceitos para começar a construir sua identidade. A pergunta é: quais são os pontos centrais para uma infância potente?”, diz.

Já de acordo com Carolina, é importante que os pequenos imaginem e possam criar seu próprio mundo. Além disso, deve-se questionar se eles estão se sentindo seguros, uma vez que é necessário que tenham sentimento de pertencimento para poder se desenvolver. “As crianças precisam ouvir histórias para saber de onde elas vêm e para construir um futuro, se sentir parte dele. É preciso que elas tenham suas vozes reconhecidas para que queiram transformar. Essa é a potência”, finaliza.

Vem ouvir o papo com a gente.


Também disponível no Deezer

Gente

Acompanhe o Gente

Novos episódios toda semana.