B9 / Podcasts

Gente · #28

Vai pagar como?

Novo episódio do podcast Gente Investiga aborda a evolução e o futuro dos meios de pagamento, do débito ao Pix

Publicado em 29 jun 2022
Na conversa Agê Barros
Vai pagar como?

Assista no YouTube ou ouça no seu app de podcasts preferido.

Pagar uma conta é um movimento tão automático que às vezes a gente não enxerga as diversas formas que essa ação toma. Dinheiro, claro, é um meio óbvio. Cartão do banco também. Já o cheque está quase esquecido.

E, hoje, essas opções dividem espaços com muitos outros meios de pagamentos, principalmente depois da digitalização do comércio. Um desses meios é o Pix, criado pelo Banco Central e que já se tornou corriqueiro para o brasileiro.

Durante a pandemia, também ganhou espaço o pagamento sem contato. A pergunta "é aproximação?", agora, já é quase tão comum quanto a clássica "é crédito ou débito?". A modalidade cresceu 385% entre 2020 e 2021, e já movimenta R$199 bilhões.

O uso de carteiras digitais no Brasil, também está em crescimento, embora seu percentual geral ainda seja baixo: apenas 8% usaram esse tipo de pagamento no varejo físico, contra 26% no valor de referências global.

E tem até banco virando loja e loja virando banco. Daí, toda a transação já é feita por lá mesmo.

Túlio Custódio recebe Rodrigo Santos, Head de Industry Strategy na Globo, para entender melhor sobre a evolução e o futuro desses muitos novos meios de pagamento.

Vem com a gente!


Podcast Gente Investiga
Coordenação Geral: Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: Túlio Custódio
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Maria Luísa Reis

Texto: B9

Imagem: Arte sobre fotografia - Rido © stock.adobe.com
"pass" by Alice Design from the Noun Project
"buy" by Alice Design from the Noun Project
"Money" by Marek Polakovic from the Noun Project

Gente

Acompanhe o Gente

Novos episódios toda semana.