Newsletters: uma velha mídia para um novo jornalismo

Braincast 405

Oferecimento: Logo do patrocinador do
Ouvir Newsletters: uma velha mídia para um novo jornalismo no Spotify
Ouvir Newsletters: uma velha mídia para um novo jornalismo no Google Podcasts
Ouvir Newsletters: uma velha mídia para um novo jornalismo no Apple Podcasts
Ouvir Newsletters: uma velha mídia para um novo jornalismo no Pocket Casts
Capa - Newsletters: uma velha mídia para um novo jornalismo

Como a ascensão do Substack afeta jornalistas e as instituições de mídia ao redor do mundo

As newsletters têm se tornado uma alternativa viável e rentável pro chamado novo jornalismo. Claro que empreitadas jornalísticas assim não são exatamente novidade, inclusive no Brasil, mas a ascensão do Substack tem acirrado o mercado, criando um fluxo migratório de jornalistas e colunistas da mídia tradicional, que abandonam a suposta estabilidade do emprego em grandes redações para se aventurarem no modelo de envio de emails por assinatura.

No Braincast 405, Carlos Merigo, Cris Dias, Alexandre Maron, Oga Mendonça e Marcela Donini, do Farol Jornalismo, debatem o poder da ferramenta e como isso afeta jornalistas e o jornalismo.

Um profissional sozinho, com seu boletim periódico, pode ameaçar o jornalismo que precisa de repórteres, editores, verificadores de fatos e advogados? O Substack é uma ferramenta online para ajudar pessoas fora da mídia profissional a enviar e escrever boletins informativos? Ou é uma startup decidindo quais serão os jornalistas do futuro? É uma plataforma que vai ajudar leitores a se conectarem diretamente com seus colunistas preferidos? Ou é um novo tipo de rede que depende de alimentar as guerras culturais?





VOLVO

A Volvo Cars é nota máxima em segurança. Quem afirma isso é o Instituto de Seguros e Segurança Rodoviária, nos Estados Unidos.

O órgão certifica toda a linha da Volvo Cars com o Top Safety Pick Plus, um selo que indica segurança máxima para os motoristas e os pedestres. E a Volvo é a única marca a atingir esse resultado.

O XC40 Recharge Pure Eletric, o novo modelo da Volvo que chega no Brasil no próximo semestre, é o primeiro SUV totalmente elétrico a receber essa certificação.

Dessa forma, a Volvo quebra o próprio recorde e coloca todos os seus carros com certificação máxima em segurança. Ou seja, boa notícia por aqui também, pois todos os modelos que a marca comercializa no Brasil são nota máxima em segurança.

A Volvo acredita que ninguém deve morrer ou ficar gravemente ferido em um carro da marca – seja dentro ou fora dos veículos. Essa visão está por trás da criação de recursos como: sistemas de segurança de série; aviso de colisão dianteira; frenagem de emergência automática; prevenção de colisão de pedestres e ciclistas; limite máximo de velocidade; e muitos outros recursos inovadores que só os carros Volvo têm.

A preocupação da Volvo vai muito além da segurança, claro Não deixe de conferir no YouTube o vídeo Ultimate Safety, que mostra o teste final de segurança. Você vai se surpreender com o desfecho. 

Assista acima ou acesse youtube.com/volvocarsbr.


ASSINE O BRAINCAST E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO FECHADO

Assinando o Braincast você pode interagir com a gente em grupos fechados no Facebook e Telegram, além de receber conteúdo exclusivo.

Faça download do PicPay para iOS ou Android, clique em “Pagar”e procure pelo Braincast, ou então acesse a URL: picpay.me/braincast


QUAL É A BOA

Para saber mais informações sobre as indicações dos podcasters da mesa, acesse http://qualeaboa.b9.com.br.


O Braincast é uma produção B9

Apresentação: Carlos Merigo
Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo
Produção: Bia Souza
Apoio à pauta: Hiago Vinicius
Edição: Mariana Leão, com a supervisão de Alexandre Potascheff  e apoio de Angie Lopez
Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça
Identidade Visual: Johnny Brito
Coordenação Digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Lucas deBrito e Hiago Vinicius
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro