Bolsonaro sorri na terra da maldade

Escafandro #46

Ouvir Bolsonaro sorri na terra da maldade no Spotify
Ouvir Bolsonaro sorri na terra da maldade no Google Podcasts
Ouvir Bolsonaro sorri na terra da maldade no Apple Podcasts
Ouvir Bolsonaro sorri na terra da maldade no Pocket Casts
Capa - Bolsonaro sorri na terra da maldade

O que explica a maldade humana? Como a filosofia, a teologia e a psicologia lidaram com esse tema ao longo dos séculos. Como Deus e o diabo se refletem nos homens e na política? E como esse conceito se insere na necropolítica de Bolsonaro e dos bolsonaristas durante a pandemia de coronavirus?

Bolsonaro pode ser considerado um psicopata? E os bolsonaristas radicais? São todos perversos? São homens maus? E, mais do que isso, consideram-se homens maus?

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

– Entrevistados do episódio

Tessa Moura Lacerda

Filósofa e professora da Universidade de São Paulo. É membro do Grupo de Estudos Espinosanos da USP e coordena o NÓS – Grupo de estudos sobre Feminismos. Atualmente é editora dos Cadernos Espinosanos (USP) e parecerista dos Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP). É membro da Comissão de Defesa de Direitos Humanos da FFLCH-USP.

Marcelo Loreno

Diretor de uma clínica de recuperação passou mais de vinte anos preso e fez parte da liderança do PCC – Primeiro Comando da Capital.

Frei Betto

Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Frade dominicano e escritor, tem sessenta livros publicados, entre contos, ensaios, romances e obras infanto-juvenis. Ganhou duas vezes o prêmio Jabuti . Suas obras já foram traduzidas para 25 idiomas.

Joel Birman

Psiquiatra e psicanalista, professor de psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de livros diversos, entre eles O Trauma na Pandemia de Coronavírus (2020, Civilização Brasileira).

– Ficha técnica:

Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

Trilha incidental: Blue Dots